ACISSP

Acissp alerta para tentativa de golpe no comércio local

Golpe buscava tirar vantagem das tecnologias bancárias disponibilizadas por meio de aplicativos
Por: Redação | Categoria: Cidades | 19-06-2021 16:57 | 502
Foto: Reprodução

A Acissp (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso) alerta seus associados e o comércio geral sobre uma nova modalidade de golpe que foi tentada em um tradicional comércio da cidade. Por telefone os estelionatários pediram informações sobre um cheque passado por um cliente no estabelecimento.

Passando-se por funcionário de um escritório de contabilidade o estelionatário ligou para o ponto comercial pedindo a confirmação de um cheque que havia sido passado por um cliente para o estabelecimento. Após a confirmação de que o cheque estava na loja, o falsário inventou uma história de que o escritório de contabilidade estava reorganizando a pasta de documentos desse consumidor que passou o cheque.

Continuando com a tentativa de golpe, a pessoa pelo telefone pediu para que o estabelecimento de Paraíso segurasse o depósito do cheque por uma semana, o que foi consentido pelo filho do dono do estabelecimento. Ainda na ligação o estelionatário pediu uma foto do cheque em questão com a justificativa de que ficaria mais fácil localizar o comprovante do cheque na documentação da referida contabilidade.

Nesse ponto o filho do proprietário do comércio paraisense desconfiou das intenções da pessoa que estava ao telefone e desligou. Ele então pesquisou sobre o escritório de contabilidade e verificou que tal escritório na existe e que na verdade a pessoa que fez a ligação e se passou por contabilista queria a foto do cheque para fazer um depósito on line em sua própria conta por meio de aplicativo bancário (o que hoje é possível fazer pelo celular sem a necessidade de apresentação do cheque físico na agência bancária).

E quando o comerciante local fosse fazer o depósito do cheque, o mesmo já haveria sido compensado na conta do golpista.

O presidente da Acissp, Ailton Rocha de Sillos, alerta os comerciantes locais e coloca a associação ao dispor dos empresários locais. "A tecnologia vem para facilitar nossa vida, mas junto vêm os golpistas e estelionatários com novos golpes na praça. Esse foi um exemplo da forma como essas pessoas buscam a cada dia novas modalidades de estelionato.

Em caso de dúvida sobre qualquer assunto, colocamo-nos à disposição dos empresários locais através de nossa equipe, em especial nosso departamento jurídico, para orientar e acompanhar nossas empresas em casos como esse", concluiu.

A Acissp fica localizada na avenida Oliveira Resende, 1350 e o empresário pode entrar em contato, caso prefira, pelo telefone (35) 3539-4400 ou pelo Whatsapp (35) 98845-4743.