Deu zebra
Por enquanto, segue o impasse entre alguns deputados e o governador Romeu Zema em relação a transferência de recursos, do acordo da Vale, aos municípios. Não houve acordo quanto a forma que o dinheiro será repassado às prefeituras, sendo que a princípio seria em parcela única para todos e depois o governador pediu o parcelamento em duas vezes. Ainda impacta na decisão a necessidade de prestação de contas do dinheiro recebido. Para Paraíso estaria reservada a quantia de R$ 5 milhões, do total de R$1,5 bilhão.. As negociações entre governo e deputados estão em andamento.
Ambulatório
O prefeito de Paraíso, Marcelo Morais, anunciou nova agenda de trabalho em Belo Horizonte, na terça-feira,22. Em pauta a busca de recursos para a construção do novo ambulatório municipal de saúde, um sonho, um anseio da administração e que consta no programa de governo da atual administração. Se a reunião for tão produtiva quanto a viagem da semana passada na capital dos mineiros, é possível esperar muitos frutos. Na visita anterior foram várias reuniões e resultados muitos positivos em vários setores da comunidade paraisense, sobretudo no setor de transportes e infraestrutura. Fica a expectativa de boas novas a serem anunciadas.
Municipalização
Paraíso deu o passo inicial para aderir ao programa de municipalização do Ensino fundamental que abrange alunos dos anos iniciais do 1º ao 5º ano, de acordo com o que propõe o Governo do Estado, através do projeto Mãos Dadas. Na segunda-feira,21, deu entrada na Câmara Municipal o Projeto de Lei do Executivo que prevê a transferência dos alunos para a responsabilidade do Município. Conforme anunciado, a Prefeitura conta com recursos para a construção de duas creches escolas que ajudarão na absolvição dos alunos. Para isso recursos serão destinados pelo Estado para que estas obras sejam materializadas, com possibilidade de início dos trabalhos ainda no segundo semestre deste ano.
Debate
Por outro lado, o presidente da Câmara, Lisandro José Monteiro, já anunciou que irá convocar audiência pública para ouvir os envolvidos com a questão. Como já pode ser observado em manifestações nas redes sociais a municipalização desagrada aos trabalhadores do setor, sejam eles concursados ou não que temem perder seus direitos e garantias. As dúvidas são muitas e os questionamentos seguem sendo realizados em busca de respostas para cada situação. Também está sendo anunciado que de uma forma ou de outra, amigável ou não a municipalização deixará de ser facultativa a partir de agosto, quando não mais haverá a contrapartida do Estado aos municípios. Traduzindo, se não for agora, será posteriormente e goela abaixo.
Justificados
Os vereadores Marco Antônio Vitorino e José Luiz das Graças, tiveram suas ausências justificadas na Sessão Ordinária de segunda-feira. Marcão encontra-se em recuperação em casa da Covid-19, após ter recebido alta hospitalar ocorrida há 15 dias. Já José Luiz continua hospitalizado na Santa Casa em Paraíso depois de ter ficado isolado em casa por alguns dias. Dos companheiros de Câmara e também dos eleitores emanam votos de plena recuperação e pronto restabelecimento da saúde.
Inclusão
A Câmara Municipal de Paraíso deu início a tramitação de projeto de lei de autoria do Executivo que trata da inclusão de Passos, no Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável (Cidassp). Pelo proposto a inclusão se dará sem que o município não realizará destinação de resíduos até que o aterro sanitário local disponha de condições para receber estes materiais. Além de Paraíso, o grupo é formado por cidades como São Tomás de Aquino, Itamogi, Monte Santo de Minas, Pratápolis, Cássia, Capetinga, Jacuí e Fortaleza de Minas. O consórcio tem por objetivo a prestação de serviços que tenham como consequência a melhoria das condições de no saneamento básico, no planejamento urbano, na preservação de recursos hídricos e nas melhorias ambientais.
Vacinação
A Prefeitura de Paraíso informa que nesta quinta-feira,24, fará a vacinação contra a Covid-19 dos trabalhadores da educação, do Ensino Fundamental e Médio, acima dos 18 anos. Na sexta-feira,25, será a vez dos professores do ensino superior e técnico. O atendimento está sendo feito no Posto de Puericultura, no período de 9 às 16 horas. O acesso pelo sistema drive thru, acontece pela rua Gedor Silveira, a partir do cruzamento com a Avenida Ângelo Calafiori. Já nesta quarta-feira,23, a vacinação acontece na Arena João Mambrini, no mesmo horário, sendo destinada a pessoas portadoras de deficiência permanente. Pessoas com comorbidades que ainda não se vacinaram na primeira dose poderão comparecer com a devida documentação exigida.
Av. Dárcio Cantieri
Nesta edição, o Jornal do Sudoeste publica edital de licitação que visa contratar pessoa jurídica para execução dos serviços de drenagem e recapeamento asfáltico da Av. Dárcio Cantieri. Iniciativa louvável de vez que o pavimento anda bastante comprometido. A drenagem é mais que necessária, pois águas pluviais à menor chuva, se acumulam no leito da avenida. A abertura das propostas será no dia 28 de julho vindouro.
Audiências
A Câmara de Paraíso realizou segunda-feira audiência pública para tratar de diretrizes orçamentárias, o orçamento público do município para o próximo ano. Nesta quarta (23/6) às 16 horas, nova audiência discutirá a reestruturação do Instituto de Previdência dos Servidores do Município, o INPAR. Projeto de lei em tramitação propõe o aumento para 14% a contribuição previdenciária dos servidores, semelhante a dos servidores federais.