LOBO GUARÁ

Bombeiros capturam lobo guará em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 25-06-2021 15:31 | 1245
Foto: Reprodução

Soldados do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros, em São Sebastião do Paraíso, foram acionados na manhã de sexta-feira,25, para a captura de um lobo guará. O animal estava numa região conhecida como Beco dos Mambrini, na Vila Helena. Depois de capturado e sem sinais aparentes de ferimentos o animal foi solto em uma área de mata nativa no próprio município, após consulta a Polícia de Meio Ambiente.

Uma guarnição foi encaminhada para o local e se deparou com o animal que estava no corredor de uma casa abandonada. Para a captura foi utilizado um equipamento conhecido popularmente como gancho "pega cão". O animal foi pego e colocado em um recipiente, tendo passado por uma análise para averiguação de possíveis ferimentos. No entanto, foi constatado que não apresentava nenhum machucado.

Em contato com a Polícia de Meio Ambiente, de Passos, bombeiros relataram sobre o ocorrido e as condições do animal.. Com isso, houve a instrução para que fosse solto em uma mata nativa nos arredores da cidade.

Uma pesquisa de 2005 revelou que a interferência do homem é o principal motivo para a ameaça de extinção contra o lobo-guará. O animal é capturado por donos de propriedades rurais, que dizem proteger aves e pequenos animais. Há também a caça para a retirada dos olhos do bicho como amuleto. Antes das pesquisas, cientistas e ambientalistas acreditavam que a diminuição da população do lobo-guará no Brasil era decorrente da perda de habitat.

O lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul, podendo pesar até 36 kg. É um animal conhecido por suas pernas longas e seu pelo dourado. É considerado o símbolo do Cerrado, e na região da Serra da Canastra.apesar de ocorrer em outros biomas. Quando de seu aparecimento em áreas urbanas está a procura de alimentos. De acordo com os bombeiros ao se deparar com um animal deste a pessoa não deve se aproximar e nem tentar capturar, sendo recomendável o acionamento da guarnição para resgatá-lo.