A Acissp (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso) iniciou nesta semana a operação do novo Pronampe (Programa de Apoio ao Micro e Pequeno Empresário), linha de crédito ofertada pelo Governo Federal e operacionalizada pelo sistema bancário em geral. No caso da associação, a oferta do crédito acontece por ela ser correspondente bancário do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais).
O Pronampe é um programa que disponibiliza empréstimos para micro e pequenas empresas com juros mais baixos e carência de 11 meses para começar a pagar. Ele foi criado em maio de 2020 para ajudar esses empresários a enfrentar a crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus. Desde então, foi renovado três vezes. De acordo com o Ministério da Economia, o programa agora passa a ser permanente com o intuito de apoiar os empreendedores nesse momento e fomentar a retomada da economia com o avanço do programa nacional de vacinação.
O BDMG disponibiliza três linhas do Pronampe, sendo o Fungetur Novo Pronampe que é destinado a empresas com CNAES voltados para atividades turísticas e é necessário ser cadastrada no Cadastur, do Ministério do Turismo, a segunda linha é o BDMG Pronampe Mulheres, exclusivo para empreendimentos controlados por mulheres que possuam 50%, ou mais, de participação no capital social há pelo menos seis meses e o BDMG Novo Pronampe que abrange as demais empresas.
Podem contratar o Pro-nampe:
Na contratação, a empresa pode solicitar empréstimos de até 30% da receita bruta anual registrada em 2019 ou 2020, o valor que for maior. A empresa que optar pelo financiamento precisa manter o número de empregados que tinha até o dia 03 de junho de 2021 por até 60 dias após o pagamento da última parcela.
Sempre haverá a necessidade de comprovação de faturamento através dos comprovantes emitidos pelo portal e-CAC. Caso a empresa tenha parcelamento de tributos nos últimos meses, deverá demonstrar que realizou o pagamento de pelo menos três guias de impostos de forma integral nos últimos seis meses.
O limite máximo do financiamento é de R$ 150 mil por empresa, incluindo o que já foi contratado anteriormente no Pronampe e o valor mínimo para a contratação é de R$ 10.150,00. O valor será dividido em 48 parcelas com 11 meses de carência. A taxa de juros anual máxima será igual à taxa Selic (atualmente em 4,25% ao ano), acrescida de 6%.
Vale destacar que o dinheiro do financiamento pode ser usado para investimentos, como adquirir equipamentos ou realizar reformas, e para despesas operacionais, como salário dos funcionários, pagamento de contas e compra de mercadorias, sem necessidade de comprovação do uso pela empresa adquirente.
“Há anos somos correspondentes do BDMG aqui dentro da Acissp e sempre contribuímos para o fomento e desenvolvimento das empresas da região com diversas linhas de créditos subsidiados que estão na carteira do banco. E desde o ano passado temos feito a operação do Pronampe, com grande destaque na liberação da segunda fase do Pronampe quando atendemos mais de 50 empresas aprovadas para acessar o recurso. Isso foi fundamental para que o empresário paraisense pudesse enfrentar a crise causada por essa pandemia e manter a porta do seu empreendimento aberta.
Agora temos uma nova etapa com novos valores e taxas acessíveis de forma a impulsionar a retomada de nossa economia. Estamos mais uma vez aptos e à disposição do empresário da região que necessite acessar essa linha de crédito”, analisou o presidente da Acissp, Ailton Rocha de Sillos.
Os empresários interessados em contratar o financiamento ou que queiram mais informações podem acessar o site da associação: www.acissp. com.br, entrar em contato pelo telefone (35) 3539-4400 ou ainda através do Whatsapp (35) 9 8845-4743.