TURISMO EM ITAMOGI

Itamogi faz levantamento do Inventário da Oferta Turística

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 14-07-2021 09:32 | 835
Praça da Matriz
Praça da Matriz Foto: Reprodução/Marco Aurélio Ferreira

No período entre os dias 12 a 18 de julho o município de Itamogi recebe os pesquisadores da ABET (Agência Nacional de Engenharia Turística) para a realização de um levantamento de informações. Serão visitados estabelecimentos comerciais, onde serão colhidas informações para a atualização do Inventário da Oferta Turística. A iniciativa faz parte da primeira etapa dos trabalhos que visam à elaboração do Plano Municipal de Turismo.

A proposta consiste em levantar os meios de hospedagem, restaurantes, bares, lanchonetes, serviços e demais equipamentos turísticos municipais. Assim será possível avaliar e traçar estratégicas para a elaboração do plano. A ação visa contar com uma boa base para nortear as estratégias para a elaboração do Plano Municipal de Turismo, que está sendo feito em conjunto com o poder público, a iniciativa privada e a comunidade.

Durante este período os empresários com interesses turísticos poderão fazer suas contribuições a partir do fornecimento de informações para a construção do Plano Municipal de Turismo. A pesquisa tem por objetivo identificar e registrar atrativos, serviços, produtos e equipamentos turísticos municipais. Os dados serão coletados por pesquisadores da ABET que farão a atualização de dados referentes ao que o município tem de oferta, ou seja, locais de hospedagem (hotéis, pousadas, entre outros), alimentação (restaurantes, bares, lanchonetes e padarias) e atrativos (cachoeiras, igrejas, trilhas, entre outros) serão visitados.

A Prefeitura Municipal, por meio de sua Secretaria de Educação, Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, pede aos empresários que recebam os profissionais da Agência para que seja possível dar sequência ao projeto. "Esta etapa é a primeira de muitas outras que virão pela frente e será fundamental para entendermos o que nossa cidade tem a oferecer para o visitante", anuncia a a secretária da pasta, Odinéia Lemes Ferr-eira.

A partir dos dados coletados será possível realizar ações para o desenvolvimento do setor e promover benefícios para toda a comunidade. "Queremos saber ao certo quantos leitos temos disponíveis, qual nossa capacidade de atendimento nos locais de alimentação e o que o turista pode esperar quando vier nos visitar", completa.