A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por intermédio da Defesa Civil, pede atenção às pessoas em relação à baixa temperatura climática dos dias de inverno e alerta a população a respeito dos riscos que essa queda abrupta pode causar à saúde.
De acordo com a coordenadora da Defesa Civil em Paraíso, Silvia Helena Ribeiro Duarte, “no frio extremo, as pessoas podem sofrer hipotermia e, devido à diminuição das chuvas e redução da umidade relativa do ar, doenças que atacam o aparelho respiratório”. Deste modo, ela deixa uma série de dicas para evitar incidentes durante esses dias de baixa temperatura:
“Recomenda-se à população cuidado especial, agasalhando bem crianças e idosos; animais domésticos também devem ser mantidos em locais adequados, não expostos à friagem; é preciso redobrar os cuidados com a possibilidade de incidência de doenças respiratórias; é mais importante ainda evitar locais fechados e com aglomeração de pessoas; realizar frequentemente a higienização das mãos, utilizar álcool em gel e se manter bem hidratado todo tempo; manter os cuidados com a população em situação de rua. Caso você identifique, próximo à sua residência, pessoas nesta condição, ofereçam agasalho um cobertor como um ato de solidariedade”, disse a coordenadora.
Também explica que a comunidade pode receber alertas sobre a aproximação de novas frentes frias via mensagem de texto pelo celular (SMS). “A Defesa Civil também irá emitir alerta sobre a frente fria via SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto contendo o CEP da sua residência ou do local desejado para o número 40199”.
Silvia Helena ressalta que a Defesa Civil de São Sebastião do Paraíso trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, em prol da população. Para acioná-la basta ligar para o número 199.
(Secom Pref. SSP)