POLEPOSITION

Fim de semana diferente na F1

Por: Sérgio Magalhães | Categoria: Esporte | 18-07-2021 09:34 | 834
O novo carro de 2022 da F1, apresentado na quinta-feira, em Silverstone, em escala real
O novo carro de 2022 da F1, apresentado na quinta-feira, em Silverstone, em escala real Foto: F1

A F1 está em Silverstone, e este é um fim de semana diferente de tudo que o fã da categoria já viu, com a definição do grid de largada para o GP da Inglaterra sendo decidido através de uma mini corrida que será disputada hoje, com largada às 12h30, e transmissão da TV Band, e do BandSports. 

O modelo tradicional de classificação que estamos acostumados a assistir aos sábados, dividido em três fases, Q1, Q2 e Q3, excepcionalmente foi realizado ontem para a formação do grid da mini corrida, que está sendo chamada na F1 de ‘Sprint’. Ela terá 100 km, o equivalente a 1 D  3 da distância normal de um GP, e por mais que as equipes sejam bem orientadas por meios de simulações, está sendo um vôo no escuro para todos. “Estamos nos preparando como se fosse uma corrida de 405 km interrompida por uma bandeira vermelha depois de 100km”, disse Inaki Rueda, estrategista da Ferrari.

A novidade ainda será testada outras duas vezes nesta temporada, a próxima será no GP da Itália, e a terceira, possivelmente em Interlagos, no GP de São Paulo, marcado para novembro. Há por trás da novidade, estudos que vão avaliar a possibilidade de no futuro tornar as corridas de F1 mais curtas, uma sugestão dada pelo público mais jovem.

Para a Sprint, cada piloto terá a liberdade de escolher o pneu que quer usar, e não haverá pit stop obrigatório. É um tiro curto, de pé embaixo, mas fica a dúvida de como reagirá cada piloto. Os que estão na luta pelo título, como Verstappen e Hamilton, têm muito mais a perder do que outros, como Alonso, Gasly, Bottas, Leclerc, que estão fora da disputa pelo campeonato. Então será que vale arriscar tudo e correr o risco de um acidente e ter que largar do fundo do grid na corrida de amanhã? Só saberemos quando os carros estiverem alinhados para a mini corrida.   

Mas a em jogo pontos para o campeonato, o que deve atiçar os pilotos que teriam mais a perder. O vencedor da Sprint receberá 3 pontos, enquanto o segundo e terceiro colocados receberão 2 e 1 ponto respectivamente. Portanto, ao final do GP da Inglaterra, se um piloto fizer ‘barba, cabelo e bigode’ (pole, vitória e volta mais rápida), sairá de Silverstone com 29 pontos (3 da pole, 25 da vitória, mais 1 da volta mais rápida). 

A ordem de chegada da Sprint será a posição de largada para a corrida de amanhã, e os pilotos também terão a liberdade de escolher com qual composto de pneu quer começar a corrida, ficando assim excluído para este final de semana a regra que determina que o pneu da melhor volta de cada piloto no Q2, seja o mesmo da largada no domingo.

Já faz algum tempo que a F1 vem tentando convencer as equipes para um formato diferente, tanto de classificação como para o final de semana, mas por enquanto é apenas uma experiência, e a Fórmula 1 promete ouvir pilotos, equipes e torcedores antes de tomar qualquer decisão para o futuro. E se for aprovado, já é sabido que o modelo não cabe em qualquer pista, como Mônaco, por exemplo. Será usado provavelmente em pistas que proporcionam mais ultrapassagens. Daí a experiência em Silverstone, Monza, e possivelmente Interlagos.

A Liberty Media, dona dos direitos comerciais da F1, vem dando mostras de estar aberta a todas as tentativas de priorizar o espetáculo. E isso é reflexo da cultura americanizada de seus dirigentes. Na quinta-feira a F1 deu uma prévia de como serão os carros a partir de 2022, quando uma nova era será lançada, com um conceito de carros que permitirá o de trás se aproximar do da frente, sem sofrer os efeitos da turbulência, “aumentando as disputas roda a roda e as ultrapassagens”, como resumiu o diretor técnico, Ross Brawn.

Max Verstappen lidera o campeonato com 182 pontos, 32 a mais que Lewis Hamilton, e a Red Bull está 44 pontos à frente da Mercedes no Mundial de Construtores, 286 a 242.