CORONAVÍRUS

Ala Covid volta a receber internados na Santa Casa de Misericórdia em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 04-12-2021 00:15 | 357
Foto: Reprodução

A ala Covid-19 da Santa Casa de Misericórdia voltou a registrar a presença de pacientes internados na terça-feira, 30 de novembro. O setor chegou a ficar zerado durante três dias, fato considerado inédito desde o início da pandemia. As informações divulgadas pelo Jornal do Sudoeste são extraídas do Boletim Epidemiológico da Prefeitura que registra as informações apresentadas pelo hospital.

Conforme anunciado, no último final de semana de novembro a Santa Casa de Paraíso não registrou pacientes internados para tratamento da Covid-19. Na sexta-feira, 26, havia apenas duas pessoas, sendo um paraisense e outro enfermo de outra cidade da microrregião que estavam ocupando leitos da Enfermaria. Já na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) a taxa de ocupação ficou em torno de cinco por cento, com apenas um leito ocupado por praticamente uma semana.

Ainda de acordo com os números divulgados, no sábado, 27, e na segunda-feira, 29, não foram registrados pacientes internados. Aos domingos não é feita divulgação. Ainda na segunda, o Boletim Epidemiológico apontava que além de nenhuma internação o município não registrou nenhum caso novo de coronavírus. Ainda assim havia cinco pessoas com o diagnóstico confirmado e outras 142 na condição de suspeitas que estavam sendo monitoradas pelas equipes da Vigilância em Saúde.

Apesar do quadro satisfatório, a situação ainda exige cautela, já que os números e os casos de pacientes variam de um dia para outro. Na noite de terça-feira, 30, quando da divulgação do boletim, novamente foi registrada a presença de um paciente internado na UTI e outro na Enfermaria Covid, da Santa Casa.

No mesmo dia também foi registrado mais um caso confirmado e elevou-se em mais quatro as situações suspeitas que alcançaram 146 situações. Os números divulgados no boletim pela Prefeitura referem-se a casos de pessoas que fazem tratamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O fato dos números de internações tanto de casos leves e graves estarem caindo, confirma uma tendência registrada não só em Paraíso, como no estado de Minas Gerais e também em grande parte dos municípios brasileiros. Este quadro é atribuído ao avanço da vacinação ocorrida no segundo semestre deste ano.

Em Paraíso 57.015 pessoas receberam o imunizante em primeira dose o que representa cerca de 95%. Outras 46.585 que representa quase 80% tomaram a segunda dose. Ainda de acordo com números apresentados pelo Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde, 1.396 tomaram a dose única e 6.385 receberam a dose de reforço.

Os índices de infecção, internação e de mortes provocadas pela pandemia de Covid-19 caíram cerca de 80% em Minas Gerais. Conforme dados divulgados pela SES (Secretaria de Estado da Saúde) os números fazem parte de um levantamento feito até 20 de novembro e mostram a tendência de queda se acentuar, conforme avança a vacinação na cidade.

Os dados demonstram que a vacinação contra a Covid-19 teve um impacto significativo na redução dos casos de infecção, de internação e nas mortes por coronavírus. Em outubro Paraíso não registrou óbito em função da doença, enquanto que em novembro foram dois casos.

No auge da crise a cidade chegou a ter mais de uma morte provocada pela Covid no intervalo de cada três dias. Essa redução foi se tornando cada vez mais expressiva à medida que as coberturas vacinais foram aumentando ao longo dos meses e se tornou marcada quando a vacinação passou a contemplar os adultos menores de 60 anos e a população mais jovem do município.