A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que iniciou, na terça-feira,14, a distribuição para as Unidades Regionais de Saúde de 323.815 doses de vacina contra a covid-19 do laboratório Janssen, que chegaram ao estado na manhã desta terça-feira. Na microrregião de São Sebastião do Paraíso foram encaminhadas cerca de duas mil doses. Os imunizantes serão destinados ao reforço de doses, mas municípios têm autonomia na operacionalização da campanha
Os imunizantes fazem parte da 73ª remessa de distribuição enviada pelo Ministério da Saúde e serão destinados para a dose de reforço das pessoas que receberam a primeira dose da vacina do mesmo laboratório (de forma homóloga) no estado, com intervalo de 2 a 6 meses. A medida não se aplica a gestantes nem a puérperas, que deverão utilizar como dose de reforço o imunizante Pfizer.
Para São Sebastião do Paraíso foram destinadas 970 doses da Janssen. No município 95,28% da população já foi vacinada com a primeira dose, enquanto que 84,07% recebeu a segunda dose ou dose única. De acordo com o Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde, 1.351 pessoas já haviam recebido a dose única da vacina Janssen no município.
Ainda nesta quarta-feira,15, a Prefeitura de Paraíso realiza a vacinação com a dose de reforço para pessoas maiores de 18 anos. A ressalva é que a terceira dose será aplicada nas pessoas que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19, há pelo menos cinco meses. O drive-thru funciona na Arena Olímpica no período de 9 às 16 horas. Caso o tempo esteja chovendo de forma intensa haverá a transferência do local de aplicação que acontecerá na Câmara Municipal, no mesmo horário.
Na região, foram enviadas 100 doses da Janssen para o município de Itamogi e 100 para Pratápolis. Jacuí receberá 85 e São Tomás de Aquino 70, enquanto que Monte Santo de Minas, terá 600. Passos que é sede da Diretoria Regional de Saúde receberá nesta remessa 1.395 doses da Janssen.
A SES-MG esclarece que depende do repasse dos imunizantes, por parte do Ministério da Saúde, para fazer a distribuição aos municípios. O informe técnico enviado pelo órgão federal, juntamente com cada remessa, já vem com a previsão do público que deve ser imunizado. Contudo, vale reforçar que os municípios têm autonomia na operacionaliza-ção da campanha, seguindo as recomendações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, estabelecendo o planejamento da vacinação conforme a realidade do território.
Até esta terça-feira,14, Minas Gerais havia registrado mais de 33 milhões de doses aplicadas, com cobertura da população de 12 anos ou mais em 91,39% para a primeira dose, e 82,21% dessa população com o esquema vacinal completo (segunda dose ou dose única). Também já foram aplicadas mais de 2,1 milhões de doses de reforço.