ÔMICRON

Itamogi registra caso de variante Ômicron

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 07-01-2022 09:21 | 1420
Em Monte Santo, prefeito e autoridades de saúde orientam a população para procurar Pronto Socorro em casos extremos
Em Monte Santo, prefeito e autoridades de saúde orientam a população para procurar Pronto Socorro em casos extremos Foto: Divulgação

O primeiro caso de pessoa contaminada com a variante ômicron em Itamogi foi confirmado nesta semana. A Prefeitura divulgou que se trata de uma mulher de 57 anos, que mesmo tendo recebido as duas doses da vacina contra o Covid-19 testou positivo, mas que recebeu tratamento e está liberada. Em função da grande procura por atendimento médico para tratar de infecções e sintomas gripais municípios como Itamogi e Monte Santo de Minas solicitam à população para que postos de atendimento sejam procurados somente em casos de extrema necessidade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Itamogi, a paciente que testou positivo para a variante Ômicron do coronavírus deve ter contraído a doença ao realizar uma viagem a Franca (SP) no final do ano. Ao procurar atendimento a mulher apresentava sintomas gripais leves e foi colocada em isolamento por 10 dias. No período foram realizados teste antígeno para Covid-19 e exame de Proteína C Reativa (PCR) que confirmou a infecção pela nova variante. Após tratamento e isolamento domiciliar ela foi liberada.

No início da semana foi divulgado que em Itamogi 27 pessoas apresentando sintomas de gripe e suspeitas de infecção aguardavam para fazer testes e pelos resultados de exames. A Secretaria de Saúde informou ainda que desde 15 de dezembro foi percebido o surgimento de caso positivo de Covid-19 após o intervalo de praticamente um mês sem registro. No final de dezembro foram 17 ocorrências e até o dia 3 de janeiro, oito casos confirmados.

Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura na quarta-feira, 5, informa que em Itamogi desde o início da pandemia foram registrados 4.046 casos, com 1.359 confirmados e 45 óbitos confirmados. Também há 21 situações suspeitas em investigações, 18 confirmados, além de 1.295 recuperados. No entanto não havia nenhum paciente internado para tratamento de Covid.

Atendimentos
Em função da grande procura de pessoas por atendimento médico nos postos de Saúde, as prefeituras de Itamogi e Monte Santo de Minas emitiram comunicados à população. No dia 28 de dezembro de 2.021, a Secretaria Municipal de Saúde orientou a população itamogiense solicitando que em função do amento dos casos de síndrome gripal, "que procure o Hospital São João Batista em caso de extrema necessidade". Também pediu para que se evite aglomerações indo ao hospital e posto de saúde apenas a pessoa que precisar de atendimento.

Em Monte Santo de Minas, na quarta-feira, 5, a Prefeitura também emitiu um comunicado com o mesmo conteúdo. A Prefeitura de Monte Santo informa ainda que para atender todos que procuram auxílio no Pronto Socorro, dobrou o número de profissionais de saúde, mesmo assim, em razão da alta demanda, filas estão sendo formadas. "Pedimos a compreensão e a colaboração de todos com utilização de máscara, manter o distanciamento e medidas de higienização, para evitar a propagação do vírus", recomenda.

No Boletim Epidemiológico divulgado na quarta-feira, 5, Monte Santo de Minas registrava desde o início da pandemia 1775 confirmados, sendo 139 casos no distrito de Milagres. No período ocorreram 56 óbitos confirmados, sendo três de outros municípios e 17 descartados. Os recuperados somam 1.581. Também foram registrados 11 casos em investigação, 132 em tratamento domiciliar e três hospitalizados em São Sebastião do Paraíso.