A Prefeitura de São Tomás de Aquino é a primeira cidade da microrregião de São Sebastião do Paraíso a realizar a testagem em massa para Covid-19, neste ano de 2022. O município também vem enfrentando alta na quantidade de casos positivados, conforme os dados divulgados com 181 registros positivados na última semana. A secretária municipal de Saúde, Isabela Guiraldelli disse que para enfrentar a onda de crescimento de pessoas doentes a medida adotada é fazer testes e isolar aqueles que forem diagnosticados com o vírus.
São Tomás fechou o ano de 2.021 com 1.520 notificações no dia 30 de dezembro quando foi divulgado o último boletim do período, tendo ainda registrado 521 casos confirmados. Desde o início da pandemia o município teve 24 óbitos, sendo que até aquela data eram 495 recuperados, com 365 descartados. Nos três primeiros dias de 2.022, na cidade também foi registrada uma escalada de novos casos sendo 6, 19 e 57, totalizando mais de 80 ocorrências nos primeiros dias de 2022.
Com o surgimento de novos casos neste início do ano a Prefeitura resolveu massificar a testagem dentro da comunidade. A medida foi adotada como forma de avaliar a situação atual e dar suporte para novas tomadas de decisões, além de tranquilizar a comunidade.
Dos 879 testes realizados119 foram positivos. O atendimento para a população que não apresenta sintomas é feito na quadra da Escola Municipal São Tomás. Já aquelas pessoas que apresentam sintomas são atendidas no Centro Covid Municipal.
A secretária de Saúde comenta sobre as medidas que estão sendo adotadas mesmo diante das dificuldades em adquirir os testes junto aos fornecedores. “Está difícil comprar, os fornecedores informam que irão receber uma importação nesta semana então conseguiremos adquirir em maior quantidade”, observa.
“A melhor maneira de conter a onda de transmissão é quebrar a cadeia”, assegura. Em seguida Isabela Guiraldelli informa que neste sentido é importante a testagem e o isolamento dos casos com diagnóstico confirmado”, completa.
A Prefeitura também montou uma tenda em frente ao Centro de Enfrentamento à Covid-19. O objetivo é oferecer melhor condição de atendimento à população neste momento em que a procura tende a ser maior. “Com o aumento da procura por atendimento as pessoas estavam aguardando do lado de fora e com o tempo chuvoso estava desconfortado e complicado. Decidimos e a tenda foi montada no domingo e começamos o funcionamento neste início de semana com melhor acolhimento a população”, completa a secretária de Saúde, Isabela Guiraldelli.