ESPAÇO SAÚDE

A corrupção na saúde pode atingir sua família?

Por: Redação | Categoria: Saúde | 19-01-2022 05:21 | 694
Dr. Luiz Gustavo Guedes - Psiquiatra
Dr. Luiz Gustavo Guedes - Psiquiatra Foto: Arquivo

Você sabia que o setor de saúde é considerado um dos principais alvos da corrupção no Brasil e no mundo? Essa corrupção é vista como uma "pandemia ignorada", uma vez que sua presença enfraquece significativamente o desempenho geral dos sistemas de saúde.

Irei, a fim de resumo, numerar cinco principais pontos para mostrar a você o que já é conhecido sobre esse tema.

1- COMO A CORRUPÇÃO SE APRESENTA NA SAÚDE?
Os tipos mais comuns de corrupção na área de saúde são: absenteísmo, pagamentos informais, fraude, má gestão de recursos, roubo de suprimentos e indicações políticas sem capacidade técnica para cargos de gestores financeiros de secretarias de saúde, hospitais ou associações que recebem verba pública.

2- COMO A CORRUPÇÃO IMPACTA O SETOR DE SAÚDE?
A corrupção no setor da saúde leva a vazamentos e furtos de recursos públicos e direcionamento incorreto de serviços e subsídios; isso prejudica o objetivo de equidade de assistência à saúde com financiamento público e distorce as prioridades de gastos, tornando o propósito de atendimento limitado e ineficiente.

3- EM QUE NÍVEL SUA FAMÍLIA É AFETADA?
A corrupção no setor da saúde intensifica a desigualdade. Bloqueia o acesso de ambulatórios especializados, como serviços de saúde repro-dutiva, infantil, cardiológica, entre outros. Atinge setores vitais como hospitais, cirurgias, procedimentos e exames. Traz escassez de medicamentos, que podem desde interrompem os regimes de tratamento até suspender atendimentos e procedimentos de urgência que sejam eficazes para salvar vidas.

5- EXISTEM ANÁLISES QUE CALCULAM O TAMANHO DO PROBLEMA?
Segundo estudo publicado no The Lancet, aproximadamente 7 trilhões de dólares são gastos em serviços de saúde no mundo por ano e, pelo menos, de 10 a 25% desses gastos são perdidos diretamente em corrupção.

6- COMO A SOCIEDADE CIVIL PODE AJUDAR?
Uma forma de corrigir o fraco sistema de responsabilização é adotar estratégias do lado da demanda, como aumentar o engajamento dos cidadãos para que eles:

  1. a) reivindicar direitos aos serviços de saúde de qualidade
  2. b) exigir que qualifique e fiscalize os ambientes de saúde
  3. c) demandar que crie a obrigatoriedade de capacitar os gestores para que sejam especialistas em saúde ao assumirem cargos que atualmente são indicados de forma política e partidária,
  4. d) e por fim, exigir que punições sejam aplicadas aos casos de desvio ou má gestão de verbas públicas destinadas ao seu cuidado e ao cuidado de sua família com penas exemplares.

Se você acredita que o desvio de verba pública destinada a salvar vidas é coisa séria e pode causar mortes pela falta de atendimento, fraca gestão ou produtos médicos que foram deixados de adquir, deixe seu comentário em @drluizgustavoguedes ou aqui mesmo na publicação digital do Jornal do Sudoeste.

Até a próxima.

Dr. Luiz Gustavo Guedes
Médico Psiquiatra
CRM/MG 63277
RQE 50446