SAÚDE

Ministério prorroga por 30 dias custeio de leitos de UTI para tratar a covid-19

Por: Redação | Categoria: Saúde | 24-01-2022 17:56 | 961
Com recursos de custeio hospitais pretendem ampliar leitos de UTI para atendimento da covid-19
Com recursos de custeio hospitais pretendem ampliar leitos de UTI para atendimento da covid-19 Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde informa que vai prorrogar por mais 30 dias a ajuda de custos para a manutenção de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI’s) dada a estados e municípios. A decisão vem ao encontro a reivindicação do setor que tem sentido os reflexos do aumento de internações por covid-19. Na Santa Casa de Passos já houve manifestação sobre o aumento de mais 10 leitos, enquanto que em São Sebastião do Paraíso esta mesma possibilidade estava sendo analisada pela diretora da Santa Casa de Misericórdia. O provedor Fernando Alvarenga adiantou ao Jornal do Sudoeste que há disponibilidade de leitos e que ajustes serão necessários para ampliar atendimentos aos pacientes com coronavírus.

Neste início de semana o Governo Federal informou que prorrogará por mais 30 dias a ajuda de custos para a manutenção de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) dada a estados e municípios. Em nota, o Ministério da Saúde informou que a prorrogação abrange o custeio para 14.254 mil leitos de UTI covid-19 adulto e pediátrico. A prorrogação das UTI’s é uma demanda do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Governos estaduais, prefeitos e hospitais também estavam cobrando um posicionamento do Ministério da Saúde para a questão desde a semana passada.

Desde o final de 2021 que o país vem registrando aumento de pessoas contaminadas pela covid-19, em especial pelo crescimento do número de doentes infectados pela variante Ômicron. Com isso também foram aumentados os casos de internações nas Enfermarias e nas UTI"s dos hospitais. De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, divulgado no fim de semana 23,9 milhões de pessoas já foram contaminados pela doença, que já matou 622.801 pessoas no país. Deste total, 157.393 contaminações e 238 mortes foram registradas nas 24 horas anteriores ao balanço.

Em São Sebastião do Paraíso a Santa Casa de Misericórdia que no início deste ano havia reduzido o número de leitos para internados com covid-19 pela metade, a quantidade de pessoas hospitalizadas aumentou nas últimas semanas. Depois de vários dias com número de atendimentos reduzidos no final do ano, o hospital voltou a ter volume expressivo de internados por coronavírus, sendo que apenas em 2.022 o município já soma seis mortes ocasionadas por complicações da doença.

No fim de semana o hospital estava com 17 internados, sendo 13 na Enfermaria e quatro na UTI conforme o último boletim epidemiológico divulgado, dia 22. Até o da 4 de janeiro deste ano eram disponibilizados  47 leitos de Enfermaria e 20 UTI’s para tratar da covid. Naquele momento, a ocupação estava em 6,38% e 5% respectivamente. Ao Jornal do Sudoeste o provedor Fernando Alvarenga disse que existe a disponibilidade de leitos. Ele explicou que com a queda de internações no fim de 2.021 aumentaram as cirurgias eletivas.

“Há disponibilidade de leitos sim. Precisamos fazer os remanejamentos necessários para este atendimento. Certamente é uma questão de ajustes, não é uma questão unilateral que depende apenas da Santa Casa, mas que depende do Município, do Estado e da União, faremos o que for necessário para atender a população da melhor forma possível”, disse o provedor. A diretoria esta avaliando a decisão do governo em prorrogar o custeio das unidades de tratamento intensivo, antes de tomar alguma decisão.

Para os pacientes com covid-19 a Santa Casa de Misericórdia em Paraíso disponibiliza 25 leitos para atendimento. Deste total 15 leitos são de Enfermaria e 10 de UTI, para os pacientes atendidos através do SUS (Sistema Único de Saúde). Além de Paraíso o hospital é referência para pacientes de cidades como Pratápolis, Jacuí, Itamogi, Monte Santo de Minas e São Tomás de Aquino.

LEITOS AMPLIADOS
A Santa Casa de Misericórdia de Passos, após reunião com Prefeitura Municipal de Passos e Associação dos Municípios da Microrregião Do Médio Rio Grande (AMEG), na semana passada, comunicou na segunda-feira, 24, o remanejamento de mais dez leitos para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Covid-19. Com isso o hospital passa o atendimento via SUS de 10 para 20 leitos.

Após a reunião com as lideranças na semana passada a Santa Casa de Passos havia divulgado um comunicado. Dizia a nota que “conforme divulgado em 5 de janeiro de 2021, a Santa Casa deixa claro que as adequações com relação à disponibilidade de eitos foram feitas em conformidade, em primeiro lugar, à demanda verificada dos leitos de UTI”.  Em segundo lugar, pelas portarias ministeriais que definem o fechamento dos leitos para atendimento covid-19.

Conforme anunciou Daniel Porto Soares, superintendente geral da Santa Casa de Passos, os leitos de tratamento intensivo se mostram extremamente necessários e seu remanejamento se firma pautado no compromisso da Santa Casa, e dos municípios, em dar assistência em saúde para a população regional.