IMUNIZANTES

Paraíso e cidades da região recebem vacinas pediátricas contra a covid

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 05-02-2022 08:38 | 968
Além dos imunizantes pediátricos foram repassadas mais 1,27 milhão de doses de reforço para adultos
Além dos imunizantes pediátricos foram repassadas mais 1,27 milhão de doses de reforço para adultos Foto: Divulgação

O Governo de Minas Gerais divulgou que entre quinta e sexta-feira,4, realizou a distribuição de mais um lote de vacina contra a covid-19 para os municípios. A remessa é de 457.467 doses de vacinas para imunização infantil encaminhadas para as Unidades Regionais de Saúde (URSs). Deste total, 163 mil são da Pfizer, para administração em crianças de 5 anos. Outras 294.467 doses são de CoronaVac, destinadas à imunização da população com idade entre 6 e 11 anos.

A expectativa é de que até a sexta-feira, 4,  as doses de vacina pediátrica já estejam nas unidades regionais, para repasse aos municípios das respectivas jurisdições. Conforme o cronograma anunciado às 10 horas, representantes da Diretoria Regional de Saúde , de Passos, fariam a retirada do material na central de frios do estado, em Belo Horizonte. A chegada das doses aos municípios deve ocorrer entre este sábado e também na próxima segunda-feira,7.

Também na quinta-feira,3, teve início a distribuição de 617 mil vacinas da AstraZeneca e de outras 658 mil da Janssen, para aplicação de dose de reforço para pessoas com 18 anos ou mais. No caso dos imunizantes para adultos, as doses serão dis-ponibilizadas para as Unidades Regionais de Saúde conforme demanda apresentada pelos municípios da área de abrangência.

Os imunizantes chegaram ao estado esta semana e correspondem às pautas de distribuição do Ministério da Saúde de números 83 (CoronaVac), 84 (AstraZeneca e Janssen) e 85 (Pfizer pediátrca).

De acordo com informações divulgadas pela Secretaria Estadual de Saúde, para São Sebastião do Paraíso foram serão encaminhadas  540 doses da Pfizer Pediátrica e 991 doses da Coronavac.  São Tomás de Aquino terá 20 Pfizer Pediátrica e 102 (Coronavac); Jacuí 60 (Pfizer) e 98 Coronavac), enquanto que Itamogi receberá 70 (Pfizer) e 118 (Coronavac)

A SES-MG esclarece que depende do repasse das doses, por parte do Ministério da Saúde, para fazer a distribuição aos municípios. O informe técnico enviado pelo Ministério com cada remessa já vem com a previsão do público que deve ser imunizado.

Contudo, vale reforçar que os municípios têm autonomia na operacionalização da campanha, seguindo as recomendações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, estabelecendo o planejamento da vacinação conforme a realidade do território.