PANDEMIA

Paraíso receberá mais de 5 mil testes de covid-19 do Estado

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 06-02-2022 09:20 | 1867
Chegada de novos testes enviados pelo estado ajudará Município manter testagem da população
Chegada de novos testes enviados pelo estado ajudará Município manter testagem da população Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou, na quarta-feira, 2, o envio aos municípios de 1.306.320 testes de diagnóstico rápido de covid-19. O objetivo da secretaria é manter a expansão do diagnóstico da covid-19 em larga escala, a fim de monitorar a situação epidemiológica e direcionar esforços para a contenção da pandemia no estado. Na região, o município de São Sebastião do Paraíso é a que mais receberá os testes com mais de cinco mil unidades.

Os testes estão sendo encaminhados às Unidades Regionais de Saúde (URS’s) por meio dos Correios, estimando-se um prazo de entrega de 48 horas. As Unidades farão a distribuição para os municípios que se encontram sob a respectiva região de abrangência. Desde o início da pandemia, a SES-MG disponibilizou para os municípios um total de 2.659.580 testes rápidos para a detecção de antígeno SARS-CoV-2. Além disso, são realizados testes RT-PCR na rede pública de laboratórios referenciados do estado.

Para esta remessa, São Sebastião do Paraíso é a cidade que mais foram destinados os testes, com 5.600 unidades. A sede da regional, desta vez ficou com 3.680 testes. Jacuí receberá o menor volume, com apenas 20 unidades. Na faixa intermediária estão Itamogi (200), Monte Santo de Minas (460) e Guaxupé com apenas 140 unidades. Os números das estimativas de material enviado para cada município da região pode ser conferido na tabela em anexo.

Conforme o prefeito Marcelo Morais, o município paraisense já havia se precavido e fez aquisições de testes no final do ano passado e possui um estoque regular deste material, neste momento em que há maior necessidade de testagem. Ele chegou a afirmar que pessoas de outras cidades vieram até Paraíso para fazer os exames com os produtos locais.

“Felizmente fizemos as aquisições e conseguimos um bom estoque, enquanto que em outras cidades que não licitaram antes, agora os fornecedores estão cobrando um preço bem mais elevado neste momento em que a demanda está alta pelos testes”, observa.

O prefeito disse ainda que a chegada dos novos testes ofertados pelo estado “é muito bem-vinda”. Ele acredita que a distribuição dos testes foi feita a partir de levantamento da Secretaria de Estado da Saúde. “Queremos continuar testando as pessoas dentro do protocolo que nós desenvolvemos lá no Centro covid o que nos dá uma tranquilidade para continuarmos realizando testagem nos próximos 45 dias”, comenta.

“Vem em boa hora e faz com que a gente garanta a testagem da população, principalmente agora em que tem surgido mais pessoas com sintomas gripais e sintomas da covid”, conclui.

Os testes rápidos de antígenos em distribuição deverão ser utilizados na testagem dos casos suspeitos de covid-19, mesmo aqueles com a forma leve da doença. Considerando o cenário epidemiológico dos casos de síndrome gripal em Minas Gerais, recomenda-se aos gestores municipais de saúde que direcionem o uso dos testes rápidos de antígeno dentro dos eixos da atenção primária à saúde (APS), atenção especializada à saúde (AES), subsistema de saúde indígena (SasiSUS) e da vigilância em saúde.

Positividade e orientação
A SES-MG monitora a realização dos testes por meio do registro do uso e notificação dos casos no sistema oficial do Ministério da Saúde (E-SUS notifica). O registro inclui extração e qualificação dos dados para análise, o número de exames realizados em todo o estado e a porcentagem de resultados positivos em janeiro de 2022.

Segundo levantamento realizado junto à Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, foi registrada uma elevação gradativa da positividade ao longo do mês de janeiro, que evoluiu de 14,7% na primeira semana, para 28,7%, 40,5% e 41,7%, respectivamente, nas semanas consecutivas. Os dados relativos à porcentagem de testes positivos no estado estão em consolidação pelos técnicos da SES-MG.

A SES-MG orienta que, se possível, as secretarias municipais de saúde organizem ações de testagem extramuros. Uma possibilidade é a utilização do guia prático para a realização de triagem de casos de covid-19 utilizando testes rápidos de antígeno (TR-AG) descrito no Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19 (PNE-Teste).

Recomendações técnicas adicionais podem ser consultadas na Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.598, de 8 de novembro de 2021. Orientações referentes à priorização da testagem em locais com baixa disponibilidade de testes ou capacidade operacional limitada podem ser consultadas na Nota Técnica nº 1/SES/SUBVS-CELP/2022.