INVESTIGAÇÃO

Operação Kavod cumpre mandado de busca em Monte Santo de Minas

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Polícia | 10-02-2022 15:16 | 1352
Operação Kavod cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão no interior de Minas e São Paulo
Operação Kavod cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão no interior de Minas e São Paulo Foto: Divulgação

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deflagrou na manhã de terça-feira, 8 de fevereiro, a segunda fase da operação Kavod. A ação fruto de investigação conjunta conduzida pelas Policias Civil (9º Departamento) e Militar de Minas Gerais, pela 18ª Promotoria de Justiça e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Uberlândia, resultou no cumprimento de sete mandados de prisão temporária e de 17 mandados judiciais de busca e apreensão. Monte Santo de Minas foi uma das sete cidades visitadas pelos policiais e integrantes do grupo de investigação.

Além de Monte Santo de Minas as buscas também foram realizadas em Uberlândia, Uberaba e Extrema. No interior paulista foram visitados os municípios de Reginópolis, Itapevi e Praia Grande.

A operação conjunta contou com a participação das unidades paulistas do Gaeco de São Paulo, Ribeirão Preto e Santos, bem como das unidades mineiras do Gaeco de Uberlândia, Uberaba, Passos e Pouso Alegre. O cumprimento dos mandados também teve a presença da Polícia Militar de Minas Gerais. Foram empenhados cerca de 60 policiais militares para cumprimento das diligências, bem como da Polícia Civil de Minas Gerais, por meio de policiais do 9º Departamento de Uberlândia. O aparato contou ainda com policiais do 5º Departamento de Uberaba e do Centro Integrado de Inteligência Segurança Pública Regional Sudeste (CIISPR-SE).

A primeira fase da operação foi deflagrada em novembro de 2021, concomitantemente com a operação Disciplina da Lei. Na ocasião, foram desencadeadas diligências para cumprimento de 42 mandados de prisão e 35 mandados de busca e apreensão.

O foco da operação Kavod é a identificação de integrantes de facção criminosa que atuaram no ataque contra policial penal ocorrido no dia 5 de novembro de 2021, no bairro Dom Almir, zona leste de Uberlândia. Durante as investigações descobriu-se que os criminosos roubaram veículo automotor e realizara a tentativa de execução do policial utilizando armas de grosso calibre.

O inquérito instaurado para apurar os fatos foi concluído, com indiciamento dos envolvidos e denúncia contra 13 integrantes da facção, cujas prisões foram mantidas pelo juízo da 4ª Vara Criminal. Com base em elementos informativos obtidos durante a primeira fase da operação, instaurou-se novo inquérito, com o objetivo de apurar a responsabilidade de outros integrantes que não foram identificados no início das apurações.

Em investigações relacionadas a outros fatos criminosos praticados por integrantes da mesma organização, foi identificado um suspeito natural do estado de São Paulo, preso em abril de 2021, em virtude de mandado de prisão, na cidade de Patrocínio. Na ocasião, o suspeito portava armas e drogas, razão pela qual foi preso em flagrante delito. Realizada a perícia na arma de fogo apreendida, evidenciou-se que foi utilizada pelos integrantes da facção na tentativa de homicídio ocorrida em Uberlândia.

Com base em novos elementos, as investigações amadureceram com a identificação de dois suspeitos radicados em São Paulo, os quais seriam os responsáveis pelo setor da facção que realiza os ataques contra policiais, além de outros integrantes radicados no Triângulo Mineiro e no Sul de Minas, os quais mantinham uma estrutura de comunicação para decisão das ações delituosas. 

Em virtude das duas fases da operação Kavod, já foram identificados e presos preventivamente 16 integrantes da organização criminosa e outros seis continuam foragidos. Após as prisões realizadas nesta semana, o inquérito policial deverá ser concluído em trinta dias. (Com informações do Gaeco Uberlândia)