ESPAÇO SAÚDE

Às mulheres acima de 50 anos, o porquê da maior constância das infecções de urina

Por: Redação | Categoria: Saúde | 09-02-2022 22:42 | 655
Dra Leticia de Oliveira Médica Nefrologista e  Clínica Médica Lucano Clínicas
Dra Leticia de Oliveira Médica Nefrologista e Clínica Médica Lucano Clínicas Foto: Arquivo

Ao longo de toda nossa vida nós mulheres temos maior propensão a desenvolver infecções de urina. Nossa uretra é curtinha, cerca se 4 cm de comprimento, dessa forma bactérias externas podem facilmente alcançar a via urinária baixa e causar infecções. Segurar urina por muito tempo, roupas mais justas, ingesta de pouca água, são fatores predisponentes.

Além de todos esses fatores com o envelhecimento e a queda dos hormônios aparecem outros inúmeros favorecedores de infecções.

Devido à queda dos hor-monais há uma alteração na flora (bactérias do bem que moram na vagina), dando espaço para proliferação de outras bactérias e essas podem causar infecções tanto vaginais quanto urinárias.

É mais comum também na faixa etária acima de 50 anos as alterações funcionais e anatômicas, devido a alteração da elasticidade da pele e musculatura comum no envelhecimento em todo nosso corpo e assim como no assoalho pélvico, musculatura que sustenta a bexiga e demais órgãos. E assim há perda de controle eficaz da urina seja no esforço, espirro, tosse ou quando está muito apertada.

Em mulheres que estão por algum motivo acamadas e que necessitam utilizar fralda, o uso da fralda favorece infecções pela proliferação de bactérias.

O mal funcionamento do intestino, também é um importante fator de risco. Pessoas em que o intestino funciona a cada 3 ou 4 dias tem maior facilidade a ter infecções de urina. Pois essas bactérias intestinais, por proximidade, com essas fezes paradas por muito tempo cae na circulação e translocam, passam do intestino à bexiga.

A doença diverticular dos cólons, conhecida como diverticulite, também por motivos semelhantes de proliferação de bactérias intestinais pode levar a maior numero de infecções de urina.

E por fim o uso de lubrificantes vaginais a base de óleo e não de água podem também favorecer a infecção, pela alteração da flora vaginal acaba fazendo uma ponte entre as bactérias não residentes e o canal da urina.

Se você é mulher e se tem acima de 50 anos atente-se a esses fatores predisponentes. Se cuidem e protejam é possível sim evitar as infecções.

 

Dra Leticia de Oliveira
Nefrologia e Clínica Médica Atendimentos presenciais, telemedicina, visitas domiciliares e MAPA 24 h.  

Redes sociais:
@draleticianefro (Instagram)

Dra Leticia de Oliveira
Nefrologia e Clínica Médica (Facebook)

Lucano Clínicas
Rua Tenente José  Joaquim, 555 - Centro - São Sebastião do Paraíso- Minas Gerais
Telefones: (35) 35312607, 3531-4723, 99962-8084