IMUNIZAÇÃO

Prefeito diz que número de não vacinados é menor do que divulgado pela SES/MG

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 20-02-2022 04:22 | 547
Prefeito Marcelo Morais apresenta gráfico sobre  a quantidade de pessoas que foram vacinadas e das doses aplicadas
Prefeito Marcelo Morais apresenta gráfico sobre a quantidade de pessoas que foram vacinadas e das doses aplicadas Foto: Reprodução

O prefeito Marcelo Morais contestou os números apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e divulgados pelo Jornal do Sudoeste sobre a quantidade de pessoas que não receberam a segunda e terceira dose da vacina contra a covid-19 em São Sebastião do Paraíso. "Este número não procede, os que temos são bem diferentes e bem menores dos que foram anunciados. Acredito que o sistema não foi atualizado", disse. Conforme Morais no máximo são seis mil as pessoas que deixaram de receber o imunizante.

Marcelo Morais entrou em contato com o Jornal do Sudoeste para se posicionar após a divulgação da matéria publicada na edição de quarta-feira,16, anunciar que são cerca de 16 mil as pessoas que deixaram de procurar a segunda e terceira dose da vacina. Os números apresentados foram fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e estão disponíveis no site da Agência Minas, órgão oficial de divulgação do governo mineiro. Conforme anunciado em Minas Gerais 2,4 milhões de pessoas não voltaram para receber a segunda dose de vacina contra a covid-19.

Através de um infográfico é possível consultar os números dos 853 municípios mineiros e a reportagem do Jornal do Sudoeste acessou os dados referentes aos municípios da microrregião de São Sebastião do Paraíso. "Os dados são do Boletim Informativo "Vacinação Contra Covid: Análise de D2 não Registradas", lançado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nesta sexta-feira (11/2)", diz a reportagem da Agência Minas.

O texto esclarece que "a aplicação da D2 é considerada em atraso quando ultrapassa o prazo recomendado para administração do imunizante e não há registro no sistema de informações de a pessoa ter recebido a segunda dose"

Ainda segundo a Agência cabe ao município registrar no sistema oficial OpenDataSus, do Ministério da Saúde, as doses administradas em seu território. Por esse critério, o Boletim Informativo da SES-MG ainda não contempla a vacinação de crianças com idade entre 5 e 11 anos, iniciada em Minas Gerais no dia 14 de janeiro, pois o intervalo previsto para a D2 desse grupo é de 28 dias (quatro semanas) e o documento reúne dados informados pelas prefeituras mineiras ao OpenDataSus até o dia 7/2 deste ano.

Além da faixa etária, o painel organiza as informações por sexo, raça/cor, município, macrorregião e tipo de imunizante - Coronavac, Pfizer e Astrazeneca, os três imunobi-ológicos que precisam de duas doses para completarem o esquema vacinal.

Os dados do boletim podem ser acessado por qualquer pessoa através do link https://coronavirus.saude.mg.gov.br/d2naoregistradas. Nesta quarta-feira,16, os números apresentados indicam serem menores os números de não vacinados com segunda dose na cidade. Na tabela da SES/MG indica que o total é de 14.189, sendo 7.509 (Astrazeneca), 3.249 (Coronavac) e 3.431 (Pfizer).

No mesmo gráfico, ainda é possível extratificar que 7.010 (49,4%) são mulheres; enquanto que 7.179 (50,6%) são do sexo masculino. A maior parte são de pessoas com idade entre 50 e 59 anos, que totalizam 3.187 pessoas.

"NÃO PROCEDE"
De acordo com o prefeito Marcelo Morais os números apresentados não condizem com a realidade. Ele estima que o número de não vacinados é menos da metade do que o anunciado. "Li a matéria e na verdade este número não procede. Se a Secretaria informou isso, o próprio Vacinômetro informa que não dá isso não, dá umas seis mil pessoas no máximo. E olha que nós ainda estamos com um probleminha de atualização do sistema que a gente acredita que este número seja bem menor", avalia.

Marcelo aponta que o índice de não vacinados é bem abaixo do que o apresentado pela SES/MG. "Estamos trabalhando com uma faixa de quatro a cinco mil pessoas. Então, assim a informação não procede", completa. O prefeito apresentou outra tabela do Vacinô-metro também da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais que informa sobre a quantidade de pessoas vacinadas. O gráfico cita que em Paraíso são 57.779 pessoas que receberam a primeira dose e 51.829 a segunda, além de 1.396 a dose única. Já o total de doses de reforço soma 18.422 pessoas imunizadas.

O prefeito classificou que os números da própria secretaria de Minas estão contraditórios. "Se eles não atualizaram neste outro link, teremos de abrir um chamado com eles. Pelo que temos e consideramos como informação correta é isso", completa.

Acrescenta anda que quando se trata de vacinas não registradas existem várias possibilidades para serem analisadas e diferencia das aplicadas. "Vou abrir um chamado para questionar a Secretaria de Saúde porque o nosso número que temos é bem diferente", conclui.

Tabela da Secretaria Estadual de Saúde aponta os números de não vacinados no município paraisense