APADRINHAMENTO

Projeto cria programa para apadrinhamento afetivo de idosos

Por: Redação | Categoria: Política | 05-04-2022 10:48 | 1264
Vereador Antonio Picirilo (PSL)
Vereador Antonio Picirilo (PSL) Foto: ASSCAM

Garantir a inserção de idosos na vida social da comunidade é o que propõe um novo projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso que cria o Programa de Apadrinhamento Afetivo de Idosos. A proposta permite que pessoas se tornem padrinhos afetivos de pessoas idosas que residem em entidades assistenciais públicas ou privadas do município, mediante comprovação de recursos financeiros pelo padrinho e autorização do responsável pelo apadrinhado.

Com isso, o padrinho poderá retirar seu apadrinhado da instituição onde mora para passeios em feriados e finais de semana. Também serão autorizadas visitas em dias de semana em aniversários ou eventos culturais e sociais previamente justificados. O objetivo é promover o acolhimento dos idosos, proporcionando-lhes atenção, afeto e cuidados com a saúde.

O autor do projeto, vereador Antonio Picirilo (PSL), ressalta que "o mundo está envelhecendo", com a população idosa superando a de jovens. E que, para encarar os obstáculos do envelhecimento populacional, "o Município de São Sebastião do Paraíso precisa investir em ações empreendedoras e inovadoras, criando serviços e políticas públicas que realmente atendam aos interesses dos idosos".

O vereador destaca que, segundo a Constituição Federal e o Estatuto do Idoso, é obrigação da sociedade e do Estado assegurar a participação dos idosos na comunidade, defender sua dignidade e preservar sua saúde física e mental.

Toninho Picirilo esclarece, portanto, que a proposta "busca atender a um grande número de idosos que estão totalmente desprovidos de afeto familiar. São idosos abandonados em sua maioria, que ficam sob os cuidados das entidades assistenciais públicas ou privadas do Município em tempo integral, sendo que muitos são doentes e carentes de afeto e atenção".

Logo, a "adoção" afetiva do idosos permite tirá-los "mesmo que por breves instantes, do ambiente de solidão para serem incluídos no convívio social, doando-lhes afeto, solidariedade e amor, além de cuidados com a saúde", ressalta o vereador. (Ascom Câmara Municipal).