DOAÇÃO ÓRGÃOS

Toninho Picirilo quer incentivar a doação de órgãos e tecidos em Paraíso

Por: Redação | Categoria: Política | 04-05-2022 10:31 | 734
Vereador Antonio César Picirilo
Vereador Antonio César Picirilo Foto: Divulgação

O vereador Antonio César Picirilo quer incentivar a doação de órgãos e tecidos em São Sebastião do Paraíso. Nesse sentido apresentou projeto de lei à Câmara Municipal em que institui no município “Setembro Verde”, com a finalidade de anualmente naquele mês conscientizar a sociedade sobre a importância da doação através de programação especial.

Toninho Picirilo ser “ação de suma importância para salvar vidas e melhorar a condição e qualidade da saúde de centenas de pessoas, além de ato de amor ao próximo”.

O projeto prevê que “em comemoração ao incentivo a doações de órgãos e tecidos, o poder público realize no mês de setembro campanhas e divulgação, debates, palestras, campanhas educativas, decoração de espaços públicos com a cor verde e outras iniciativas, com o objetivo de conscientizar a população da importância da doação de órgãos e tecidos.

Ressalta-se que na Legislação vigente existem várias leis regulamentadoras no que tange a Doação, e a falta de doadores é bastante evidente diante da enorme fila de espera.

É sabido que as doações trazem inúmeros benefícios para a vida de milhares de pessoas. E no caso em tela tal atitude é vista como de suma importância, pois os órgãos e tecidos doados são utilizados para transplantes de pacientes que esperam na fila, ajudando a salvar o bem mais precioso que o ser humano pode ter que é, sem dúvidas, a vida, diz o vereador.

Lembra que “a aceitação da família tem impacto direto e determinante na vida de diversos pacientes, pois um único doador pode mudar a vida de pelo menos 10 pessoas que estão na fila de espera”

De acordo com o projeto de lei, sendo aprovada “a campanha de incentivo a doações de órgãos e tecidos passará a integrar o calendário oficial de eventos em âmbito municipal”.

JUSTIFICATIVA
No Brasil, 70% dos transplantes são de doadores falecidos, em sua maior parte em decorrência de morte encefálica, que permite transplantes de coração; de fígado; pâncreas; rim; córnea; multivisceral – fígado, intestino e pâncreas; pulmão e dois de rim.

A pele do doador pode ser utilizada na reparação de feridas e em grandes queimaduras e os ossos podem ser enxertados para fixar implantes e próteses de quadril.

 No dia 27 de setembro comemora-se o dia Nacional de Doação de Órgãos por iniciativa da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, e o verde é a cor internacional de órgãos, cor esta que se estende a solidariedade de todos.

Pelo exposto, pedimos o apoio das comissões e dos nobres pares para aprovação deste projeto.