SEGURANÇA

Vereadores convidam diretor para falar sobre situação do presídio em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Política | 18-05-2022 09:02 | 890
Familiares segundo, vereador Pedro Sérgio, que presidente Comissão dos Direitos Humanos da Câmara reclamam da situação dos internos na unidade prisional paraisense
Familiares segundo, vereador Pedro Sérgio, que presidente Comissão dos Direitos Humanos da Câmara reclamam da situação dos internos na unidade prisional paraisense Foto: Arquivo

A Câmara Municipal aprovou o envio de ofício a João Paulo Mantuani, diretor do presídio de São Sebastião do Paraíso, convidando-o para que vá falar sobre a situação da unidade prisional. O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Pedro Sérgio Delfante relatou ter recebido reclamações de familiares de presos que se queixam sobre dificuldades em relação a visitações e entrega de material de uso pessoal aos internos.

Conforme o vereador, tem chegado a ele reclamações diversas de familiares de advogados sobre o atendimento no presídio. Ele relatou na Câmara a situação de um familiar de um preso que teve o nome preservado, que no sábado,14, houve um grande atraso no horário de visitas. “O atendimento seria às 9 horas e só foi liberado ao meio dia”, narrou.

Segundo a denúncia, “foram ouvidos estouros de bombas no interior do presídio, durante o tempo de espera pelas visitas e nenhuma justificativa foi apresentada”. Outra reclamação de um grupo de familiares refere-se ao agendamento de visitas. “Isso ocorre somente na quarta-feira entre 14 e 16 horas em um telefone fixo da unidade que sempre está ocupado”, relata. Mesmo com seguidas tentativas as pessoas não estariam conseguindo falar com algum atendente. “Ligam dezenas de vezes e não conseguem comunicação”, observa.

Segundo Pedro Delfante, na opinião desses familiares, poderia se disponibilizar mecanismos mais eficientes para o agendamento de visitas e dispensar a burocracia. Outro ponto de discordância, relata o vereador, refere-se a entrega de objetos de higiene pessoal. “Este atendimento ocorre somente por Sedex, que custa em média R$ 40,00 mais caro do que um sabonete ou creme dental, sendo que a maioria são pessoas humildes de baixa renda”, acrescenta.

Conforme foi dito ao presidente da Comissão de Direitos Humanos existe morosidade nos atendimentos de saúde. Pedro Sérgio solicitou ao plenário o envio de um ofício a direção da unidade com indagações sobre os temas mencionados. “Não é questionado o cumprimento das penas impostas, estão cientes de que erraram e estão pagando com a privação da liberdade. Que haja o empenho de todos para que cumpram com dignidade, dentro dos princípios da legalidade e possam retornar para o convívio social em melhores condições”, destaca.

O presidente da CDH solicitou ainda autorização da direção do presídio para visitar o local e ter a oportunidade de conversar com os agentes e os internos e verificar as condições existentes. “Queremos somar esforços na busca de soluções e melhorias”, ressalta. Ainda de acordo com o  vereador a unidade estaria com cerca de 300 internos reclusos, número bem acima de sua capacidade..

PONDERAÇÕES
Em aparte o vereador Marco Antonio Vitorino fez algumas ponderações a respeito do trabalho desenvolvido no presídio. Disse que ele e o prefeito Marcelo Morais estiveram com o diretor da unidade, João Paulo. “Existem alguns projetos sendo estudados que podem ser implantados no presídio, como a reativação da fábrica de bloquetes”, comentou.

Marcos disse ainda que em relação ao atendimento, que por anos o presídio local fiou “esquecido” pelas autoridades e que outras cidades estão em vantagem. “Sabemos que falta contingente, teve concurso nestes dias, mas falta muita gente e não é só aqui”, alega. 

Marcos Vitorino sugeriu que o diretor fosse convidado para ir à Câmara para falar sobre a questão. “Posteriormente quem sabe possamos ir até lá verificar o que acontece. Fica a sugestão”, concluiu. A proposta foi aprovada pelo plenário, e o convite será feito para que João Paulo compareça em uma das próximas sessões para falar sobre o assunto.