ATLETAS

Projeto inclui deficientes em corridas de rua disputadas em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Política | 29-05-2022 07:32 | 633
Projeto contempla competidores com deficiência com criação de categoria específica e isenção de taxas para participação
Projeto contempla competidores com deficiência com criação de categoria específica e isenção de taxas para participação Foto: Divulgação

O vereador Pedro Sérgio Delfante é o autor do Projeto de Lei que tem por objetivo assegurar a inclusão e incentivar a participação de atletas com deficiência, sejam crianças e adolescentes nas corridas de rua promovidas pelo Município. A proposição foi acolhida na Câmara de São Sebastião do Paraíso e está em análise pelas comissões internas da casa.

A proposta apresentada inclui as categorias de atletas com deficiência, como cadeirantes, portadores de deficiência visual, dos membros inferiores e inferiores, intelectual e auditiva.

O projeto abrange crianças, até 12 anos de idade incompletos e de adolescentes, de 12 a 18 anos de idade, nas corridas de rua municipais.

Ainda de acordo com o autor o projeto também determina que é obrigatória a isenção do pagamento de taxa de inscrição às pessoas enquadradas na categoria de atletas com deficiência. Já para crianças e adolescentes, será concedido desconto de no mínimo 50% àqueles comprovadamente carentes (inclusos em programas sociais).

"O esporte é um agente transformador, instrumento de inclusão social e melhoria da autoestima", descreve. Ele comenta ainda que a prática de esportes tende a trazer inúmeros benefícios, além de mental e físico, trazendo aprendizados de moralidade, cidadania, educação e saúde, diz o autor do projeto

BOLSA ATLETA
No final de 2021 o Legislativo paraisense aprovou  Projeto de Lei de autoria do Executivo que cria o programa de concessão de auxílio financeiro aos atletas e equipes esportivas amadoras da cidade.

A medida válida para times e competidores que representem o município em competições esportivas municipal, estadual, nacional e interestadual. O auxílio destina-se ao custeio de despesas quando decorrentes da participação em competições organizadas ou custeadas pelo Município.

O valor do auxílio varia de R$ 200,00 individual a até R$ 400,00 por equipe. A distância da localidade onde ocorre a competição e a sede do município é um dos fatores que determina o montante a ser liberado.

Quando aprovada, a proposta recebeu elogios de atletas locais já que em muitas ocasiões são obrigados a tirar recursos próprios e ou fazer campanhas para custear despesas nas competições que participam representando São Sebastião do Paraíso.