PARLAMENTO JOVEM

Câmara de Paraíso sedia Microplenária Regional do Parlamento Jovem

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Política | 08-07-2022 13:41 | 229
Legislativo de Paraíso recebe nesta quarta-feira estudantes da região para a Microplenária do Parlamento Jovem de Minas
Legislativo de Paraíso recebe nesta quarta-feira estudantes da região para a Microplenária do Parlamento Jovem de Minas Foto: Arquivo

A Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, através da Escola do Legislativo, sediará nesta quarta-feira,6, no período entre às 8h e 17h, a Microplenária Regional do Parlamento Jovem de Minas 2022. Encerrada a etapa municipal de discussões sobre Saúde Mental do Jovem, cerca de 90 estudantes de Cássia, Itaú de Minas, Passos, Pratápolis e São Sebastião do Paraíso debaterão e votarão nas melhores propostas. As indicações serão encaminhadas para a etapa regional, em Poços de Caldas marcada para acontecer em agosto.

O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política e cidadã para estudantes do ensino médio. Em 2021, o PJ completou 18 anos e é caracterizado por criar oportunidade aos estudantes de conhecerem melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual. O trabalho é promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com as Câmaras Municipais do Estado e com apoio da PUC Minas.

Em 2022, a 19ª edição do PJ Minas trabalha o tema Saúde Mental do Jovem. O projeto é trabalhado em subtemas como “Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental”, “Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental” e “Uso saudável das novas tecnologias”. A cada ano, os jovens escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberação que contribuem para sua formação política.

Entre as metas traçadas também está a proposta de incentivar o envolvimento das Câmaras Municipais em atividades de educação para a cidadania e fortalecer o Legislativo municipal. Ainda atua no sentido de propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões. Por fim, tenciona levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.

São Sebastião do Paraíso compõe o Polo Sudoeste do projeto, que abrange mais 17 municípios da região. O projeto é estruturado em etapas municipais, regionais e a etapa estadual, realizada em Belo Horizonte, quando ocorre a conclusão dos trabalhos. Ao longo de todo o ano, a temática é trabalhada em diversos tipos de atividades e dinâmicas. A meta final é a elaboração de propostas sobre a política pública em discussão. Essas propostas vão sendo aprimoradas e votadas em cada etapa, até a fase final, quando passam a integrar um documento que é encaminhado à Comissão de Participação Popular da AL MG. Ali as sugestões são analisadas e podem originar vários desdobramentos concretos para a sociedade.

Integrantes do PJ de Cássia que estarão presentes em Paraíso realizaram em junho a Plenária Municipal. O encontro foi realizado na sede da Câmara dos Vereadores da cidade. A reunião contou com a participação dos alunos do Ensino Médio, momento em que os alunos debateram e votaram as propostas criadas por eles para o tema em discussão, que neste ano é Saúde Mental do Jovem.

Com a coordenação dos vereadores, Jonas Henrique Cunha Cândido (Professor Jonas) e Luiz Adriano de Souza Machado, os alunos ressaltaram a importância do Parlamento Jovem, pois aproxima a juventude da Câmara Municipal, proporcionando-lhes uma visão diferenciada da política. Os estudantes apresentaram as propostas discutidas e votadas. As medidas aprovadas serão encaminhadas para a Plenária Regional que será realizada hoje, na sede do Legislativo em Paraíso.

Após a Microplenária Regional as propostas aprovadas e os representantes selecionados a próxima etapa já data e local marcados para acontecer. A Plenária Regional do Polo Sudoeste será no dia 10 de agosto, em Poços de Caldas. Nesta oportunidade deverão ser reunidos integrantes do PJ de 17 municípios. O PJ finaliza a edição de 2022 com a Plenária Estadual, onde alunos representantes de cada polo de Minas Gerais viajarão até Belo Horizonte para debater e votar as propostas de jovens de todo o estado. O documento aprovado é posteriormente encaminhado à Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.