DEBATE

Câmara de Paraíso recebe microplenária regional e alunos debatem saúde mental

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Política | 09-07-2022 02:01 | 338
No final ocorreu a votação no plenário da Câmara das propostas que serão encaminhadas para Poços de Caldas
No final ocorreu a votação no plenário da Câmara das propostas que serão encaminhadas para Poços de Caldas Foto: Asscam Câmara

Cerca de 60 estudantes do Ensino Médio integrantes do projeto Parlamento Jovem ocuparam o Plenário da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, quarta-feira,6. Participaram da Plenária Microrregional do Parlamento Jovem 2022. 

O tema central analisado é “Saúde Mental do Jovem”. Na oportunidade foram escolhidas propostas que serão encaminhadas para o encontro regional marcado para o próximo mês em Poços de Caldas.

A edição deste ano, pela primeira vez foi conjunta, municípios das microrregiões do Sul e Sudoeste, todos membros do Polo Sudoeste do PJ, que hoje abrange 17 cidades. Em Paraíso, ele é desenvolvido pela Escola do Legislativo Prefeito Alípio Mumic, da Câmara Municipal. Participaram da plenária além do município sede alunos de Cássia, Itaú de Minas, Pratápolis e Passos.

A abertura da Plenária contou com a presença do presidente da Câmara, Lisandro Monteiro, e da vereadora Maria Aparecida Cerize, vereadores dos demais municípios, que participam como coordenadores do projeto. Eles destacaram a oportunidade que o Parlamento jovem proporciona para inserção dos jovens na política e a importância do envolvimento dos estudantes.

O evento foi planejado como uma etapa intermediária entre as Plenárias municipais e regional do projeto, de modo a dar mais uma oportunidade aos jovens de participarem ativamente das atividades, debatendo e votando nas propostas sobre o tema trabalhado durante a edição, que neste ano é “Saúde Mental do Jovem”.

A partir de agora, os estudantes eleitos como representantes de cada município participarão da etapa regional, em Poços de Caldas, aperfeiçoando as propostas votadas para serem levadas à última etapa, que ocorre na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, e reúne jovens de todo o estado.

Eduardo Silva, de Itaú de Minas, foi eleito pelos colegas como coordenador da Plenária Microrregional, ficando responsável por conduzir os debates e votações. Ela agradeceu pela confiança depositada e disse que “a experiência foi incrível, não tem outra palavra para descrever”. Sobre o tema, ele disse que a saúde mental precisa ser mais discutida, ainda mais após a pandemia que ainda está sendo vivenciada.

João Gabriel ,  estudante de São Sebastião do Paraíso, foi eleito relator da Plenária, auxiliando na coordenação dos trabalhos. Ele destacou a oportunidade de aprender, dar sua opinião e discursar. “Acho que o Parlamento Jovem vai fazer diferença no meu futuro, principalmente aprendendo sobre política a gente pode ingressar nessa área.

Também estamos fazendo um networking gigantesco aqui”. Ele é um dos alunos selecionados para representar São Sebastião do Paraíso na Etapa Regional do PJ.

O Parlamento Jovem é um projeto da ALMG, em parceria com câmaras municipais e com apoio da PUC Minas.

Os estudantes do Parlamento Jovem da região participaram das atividades em grupo