LIA DINORAH

Lobby dos…

Por: Redação | Categoria: Brasil | 03-08-2022 00:10 | 576
Mateus Simões
Mateus Simões Foto: Reprodução

Lobby dos…
O presidente Jair Bolsonaro afirmou que "não foi fácil" lutar contra o que ele chamou de lobby dos combustíveis. "Não foi fácil lutar contra o lobby dos combustíveis. É o mais organizado. Uma das coisas que ajudaram a baixar o preço do etanol foi a venda direta", disse Bolsonaro. "O usineiro viajava 200, 300, 400, 500 quilômetros até uma distribuidora e depois voltava para casa. Não foi fácil a gente botar um ponto final no lobby das distribuidoras", emendou o presidente.

…combustíveis
Com apoio da base governista e também da oposição, o Congresso aprovou em junho a criação de um teto de 17% para o ICMS - imposto cobrado nos Estados - sobre combustíveis, energia elétrica, transporte coletivo e telecomunicações. Com a lei em vigor, o preço da gasolina, por exemplo, caiu nos postos.

O vice de Zema
Mateus Simões (foto) será o vice do governador Romeu Zema e até sexta-feira, seu nome será anunciado oficialmente. O jornalista Eduardo Costa divulgou um vídeo dizendo que realmente foi convidado por Zema para ser o vice, mas como esta filiado ao Cidadania, que tem a federação com o PSDB, a sua participação na chapa tinha que ter o de acordo dos tucanos, principalmente Aécio Neves. Neste vídeo, o jornalista diz que não conviveria com Aécio Neves e o presidente do PSDB, Paulinho Abi-Ackel. Pode ser que venha a ser um político, mas não quer conviver com estas pessoas. Zema lamentou não ter o jornalista ao seu lado e reiterou a sua admiração por ele.

No batente e de olho nas urnas
Os deputados estaduais mineiros retornaram aos trabalhos do semestre e vão tentar adiantar a pauta para se dedicarem as suas campanhas eleitorais. Eles têm pela frente a análise dos vetos do governador e de projetos do executivo que aguardam a análise da Assembleia Legislativa. O reinício dos trabalhos também será marcado pela despedida do presidente da Casa, Agostinho Patrus (foto abaixo), que vai assumir o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Etanol competitivo
Para tornar o preço do etanol mais competitivo, o governador Romeu Zema anunciou que “além de reduzir o ICMS dos combustíveis, o valor do cálculo do imposto sobre o etanol em Minas vai ser reduzido em R$ 0,46. Diminuindo ainda mais o preço nos postos, para melhorar a competitividade do biocombustível pros mineiros e ampliar a geração de empregos”. A informação foi divulgada nas redes sociais do governador.

Escolha adiada
O Superior Tribunal de Justiça adiou para o próximo dia 9 a escolha dos membros para a primeira composição do TRF da 6ª região. O colegiado alegou não ter dado tempo de analisar a lista dos advogados encaminhada pela OAB. Segundo o presidente do STJ, Humberto Martins, a escolha da data havia levado em consideração o tempo necessário para a nomeação dos desembargadores após a votação na última segunda-feira. O TRF da 6ª região será composto por 18 desembargadores e terá sede em Belo Horizonte. A instalação está marcada para o dia 19 de agosto, às 16h.

Seminário
O Tribunal Superior do Trabalho realizará, nos dias 18 e 19, seminário internacional para debater e avaliar a atuação e as competências da Justiça do Trabalho. O objetivo do evento é aprofundar as discussões referentes aos avanços e retrocessos quanto às responsabilidades da Corte Trabalhista ao longo dos últimos anos. Os debates contarão com magistrados do Brasil e do exterior, além de juristas e docentes da área do Direito. A abertura e o encerramento do evento caberão ao presidente do TST, ministro Emmanoel Pereira (foto).

Ministro Emmanoel Pereira
Agostinho Patrus