LIA DINORAH

Instituições no controle da corrupção

Por: Redação | Categoria: Brasil | 10-08-2022 00:01 | 554
Marcelo Freitas
Marcelo Freitas Foto: Reprodução

O ministro André Mendonça (foto) defendeu, para empresários mineiros, a importância do trabalho das instituições no controle da corrupção, da eficácia das políticas públicas, evitando desperdício de recursos públicos. Ele também defendeu a agilização de procedimentos, como licenciamento ambiental, investimento na educação pública, sobretudo a básica, e o respeito aos marcos regulatórios. Para o ministro, “projetar todas as nossas expectativas no governo e na administração pública é um pouco equivocado. Não que o estado não tenha uma parcela importante de responsabilidade no desenvolvimento do país. Eu diria que o grande protagonista é a sociedade e um dos seus pilares é a indústria. Sem ela, nós não temos uma sociedade mais justa no sentido de construção do bem-estar, de riqueza e de qualidade de vida”. André Mendonça participou do encerramento da 2ª Capacitação Política da Fiemg.

Sem União em Minas
As direções nacional e estadual do União Brasil decidiram por não apoiar nenhuma candidatura ao governo de Minas. Em nota assinada pelo presidente da legenda em Minas, Marcelo Freitas (foto), ele fez o comunicado aos partidos que negociavam o apoio da sigla, que tem o maior tempo no horário eleitoral gratuito e recursos do Fundo Partidário. Pelo menos três candidatos buscavam o apoio do União Brasil: Romeu Zema (Novo), Carlos Viana (PL) e Marcus Pestana (PSDB).

Crescimento do varejo
O comércio varejista de Belo Horizonte registrou crescimento de 2,6% no mês de maio em comparação a abril. Neste período, a capital mineira ficou acima das médias nacional e estadual que registraram, respectivamente, 0,1% e 2,1%. A pesquisa ‘Termômetro de Vendas’, da CDL/BH, revelou ainda que esse avanço foi impulsionado, especialmente, pelas vendas em torno do Dia das Mães. Os segmentos que apresentaram melhores desempenhos foram: Supermercados (6,48%), Papelarias e Livrarias (3,88%), Material Elétrico e de Construção (3,47%), Vestuário e Calçados (2,71%) e Drogarias e Cosméticos (2,19%). O segmento de Informática cresceu 1,86%. “A melhoria dos índices de vendas no comércio varejista é reflexo do superávit de empregos no estado. O setor de serviços vem sendo o principal gerador de empregos”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva (foto).

Mudança de comando
A secretária de Educação do governo de Minas, Júlia Sant’Anna (foto), acaba de deixar a pasta. Quem assume o cargo é o subsecretário de Articulação Educacional Igor de Alvarenga, que é professor de biologia da rede estadual desde 2011. O governador lamentou a saída da secretária, mas disse respeitar a decisão dela se afastar. Júlia estava na pasta desde o início da gestão de Zema. Sua exoneração foi publicada no Diário Oficial do estado. 

Presidente da CDL-BH fala sobre a retomada da economia na capital mineira