Eleição
A eleição para a presidência da Câmara e a escolha dos membros da nova mesa diretora em Paraíso transcorreu no clima de maior tranquilidade. Prevaleceu o bom senso, o companheirismo e pelo jeito nem deixou rusgas. José Luiz das Graças foi eleito presidente por unanimidade entre seus pares. Junto com ele foram escolhidos Juliano Carlos Reis (Biju) para a vice-presidência; enquanto que Pedro Sérgio Delfante, será o secretário. Completa o grupo, Luiz Benedito de Paula, 2º vice-presidente e Marco Antônio Vitorino, segundo secretário.
Cedeu
O vereador Vinício Scarano Pedroso manifestou que tinha intenção em concorrer, mas ao perceber que não tinha votos suficientes para ganhar acabou declinando de sua candidatura e passou a apoiar José Luiz. Evitou assim a fadiga e o desgaste desnecessário e acabou se preservando. No final prevaleceu o clima de harmonia entre as partes e vida que segue. Praticamente esgotada a pauta, o período legislativo foi encerrado, a Câmara entra em recesso e os trabalhos serão retomados ano que vem. Caso ocorra alguma necessidade premente haverá convocação para sessão extraordinária.
De fora
Ainda assim Vinício Scarano ficou de fora das comissões permanentes da casa. Foi uma escolha própria do vereador. Ele justificou dizendo que pretende focar seu trabalho nas ações da Escola do Legislativo e que por isso abriria mão da atuação nas comissões. Sua intenção foi respeitada e acatada. O trabalho com a juventude faz parte das ações do vereador e tem muito a ver com seu perfil. Certamente irá atuar para fortalecer participação de Paraíso também no Parlamento Jovem. O município vai decidir se participa ou não deste projeto em 2023.
Promessas
O ano vai terminando e no balanço do período o ano de 2022 foi bastante profícuo para a cidade que avançou e se estabilizou em várias áreas. Traz uma sensação de alívio verificar os avanços conquistados, ao mesmo tempo em que gera a preocupação com aquilo que não foi possível cumprir. Para 2023 alguns desafios vão estar na ordem do dia para serem resolvidos e solucionados. Entre eles consta a conclusão do asfalto para o distrito da Guardinha, a implantação do posto de coleta de sangue, travessia interligando bairros, melhoramento no atendimento da saúde, são alguns gargalos que incomoda muita gente. Essa coluna sugere que sejam envidados esforços para que o município tenha novamente atendimento do IML, Instituto de Medicina Legal.
Oscilando
Com oscilações, Paraíso continua registrando números altos de pessoas contaminadas pela covid-19. Conforme boletim epidemiológico divulgado na segunda-feira,12, foram registrados 50 novos casos de pessoas que testaram positivo para a enfermidade. Embora não esteja sendo divulgado é considerável a quantidade de pessoas mantidas em isolamento domiciliar ou que deveria ficar recolhida. A questão coloca em questão é se as determinações estão sendo cumpridas. Se uma pessoa contaminada circula livremente pela cidade são grandes as chances de aumentarem as contaminações. Felizmente os casos de internações continuam sob controle.
Sem trégua
A temporada de chuvas segue firme neste dezembro de 2022 e já começam a surgir os efeitos por toda a cidade. Apesar das operações tapa buracos, é cada vez maior a quantidade de ruas esburacadas. Se chove um volume maior não demora, a Lagoinha está transbordando e um automóvel foi levado pelas águas da chuva que transbordaram da segunda lagoa no San Genaro. Os transtornos estão aí e a tendência é agravar à medida que a chuva vai se intensificando.
Definidas
De fato, as chuvas têm sido volumosas e constantes. Mas também não há dúvida que os sistemas de vazão, na Lagoinha e lagoas no San Genaro não estão dando conta de escoar. Ao Jornal do Sudoeste o prefeito Marcelo Morais disse que já foram definidas medidas a serem adotadas para solucionar problemas existentes.
Preparação
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso procedeu nesta semana na Avenida Dr. José de Oliveira Brandão Filho, em frente a Câmara Municipal, as obras de terraplenagem no local onde será montada a passarela das Congadas. No trecho, segundo informações, será construída uma calçada com 120 metros lineares por 3,00 metros de largura e uma plataforma de 12 metros lineares por 0,80 de largura, forrada com cascalho de brita para montagem das arquibancadas. O desfile dos ternos de Congo e Moçambique acontecerão na pista de rolamento da própria avenida. Será montada a infraestrutura de arquibancadas, praça de alimentação, espaço para banheiros, áreas de concentração e dispersão, para um evento que promete.
Câmera e ação
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) já colocou em funcionamento, em todas as regiões do estado, as 1.040 câmeras destinadas ao fardamento dos policiais militares. Nesse primeiro momento, cerca de 4 mil policiais, em turnos alternados, utilizarão a nova tecnologia que terá acesso à internet, capacidade de filmar, fotografar, transmitir em tempo real e oferecer a localização dos policiais por georrefe-renciamento. O equipamento portátil é inserido na parte frontal do fardamento dos PMs, que iniciarão as gravações assim que forem acionados ou iniciarem uma abordagem policial. A tecnologia também já é usada pelos lados do 43º Batalhão da Polícia Militar.
Sisu 2023
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) já divulgou o termo de adesão ao primeiro processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2023. De acordo com o documento, a oferta total da UFLA para ingresso em seus cursos de graduação é de 855 vagas. As oportunidades são para 29 cursos de graduação ministrados nos campi de Lavras e de São Sebastião do Paraíso. Do total das vagas, 426 serão para a seleção de candidatos em ampla concorrência, ou seja, para o público em geral. Outras 429 vagas estão reservadas de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), que estabelece a destinação de parte das vagas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas. Há recorte de renda e percentual para pretos, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência.
InscriçõesAs inscrições para o SiSU 2023/1 serão recebidas no período de 28 de fevereiro ao dia 3 de março de 2023. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas via Internet, exclusivamente através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. De acordo com o cronograma do MEC, a publicação do resultado do SiSU 2023/1 está prevista para o dia 7 de março de 2023. Poderão se inscrever no SiSU 2023/1 os estudantes que tenham feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, já que a seleção usará exclusivamente o desempenho no exame. No entanto, o MEC não aceita a participação de estudantes que tenham feito as provas na condição de “treineiros”.