O vereador Luiz Benedito de Paula apresentou na sessão de segunda-feira,12, indicação ao prefeito Marcelo Morais, alertando sobre o risco de acidentes na zona rural no período de chuvas. Ele solicita que sejam feitas inspeções prévias nas pontes e avaliadas as condições das instalações e alertados os usuários sobre riscos e perigos. No mesmo dia foi registrada a queda de uma ponte na região da Itaguaba que já foi consertada pela Secretaria Municipal de Obras da Prefeitura.
Luiz de Paula alerta a Secretaria Municipal de Obras, Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro) e a Defesa Civil Municipal. A indicação reivindica elaboração de um plano de vistorias nas pontes e mata-burros instaladas na zona rural do município paraisense, para que seja executado durante o ano.
Ele argumenta que há regiões na zona rural que em épocas de chuva, ocorrem enchente deixando pontes e estradas alagadas e que essas situações são recorrentes todos os anos. “A ideia da inspeção visa a verificação constante das cabeceiras dessas pontes e suas paredes de contenção, para manutenção preventiva”, justifica.
De acordo com Luiz de Paula também é necessário fazer um levantamento destas pontes instalando placas indicativas informando “risco de enchentes”, bem como alguns contatos de telefones, caso haja alguma emergência. A indicação foi aprovada pelo plenário e encaminhada pela Câmara ao Executivo.
Segunda-feira (12) foi registrada a queda de uma ponte na zona rural, em uma estrada que dá acesso a região da Itaguaba. A Prefeitura informou que no dia seguinte o trecho foi interditado e iniciada a reforma e reconstrução da ponte.
Desde o início da atual administração a Prefeitura realizou somente nos primeiros seis meses da gestão 38 reparos em ponte e mata-burros. Conforme divulgado, o trabalho de manutenção nas estradas é constante ao longo do ano já que o município tem uma extensa malha de estradas vicinais que compreende cerca de 1.200 quilômetros de extensão.
Além das pontes e mata-burros, são executados serviços de patrolamento, limpeza, alargamento de leito das vias, construção de caixas secas, saídas de águas pluviais entre outras ações. As obras visam oferecer melhor qualidade de trânsito para o ir e vir dos moradores, produtores rurais, estudantes e demais pessoas que circulam pela zona rural, principalmente visando o escoamento da produção agrícola.