CIVIL

Polícia Civil em Paraíso anuncia volta do IML e recebe viatura

Por: Nelson Duarte | Categoria: Cidades | 23-12-2022 15:21 | 1618
Foto: Reprodução

A 4.ª Delegacia Regional de Polícia Civil de São Sebastião do Paraíso recebeu na manhã de quinta-feira (22) nova viatura. Também foi oficializado a implantação de uma unidade do Instituto Médico Legal (IML) no município, com três médicos legistas para atendimento da demanda do município e cidades vizinhas.

A vinda da viatura, conforme anunciado, foi intermediada pelo deputado Marcelo Álvaro Antônio que destinou recursos para aquisição, e veio presenciar a entrega do veículo.

Há alguns anos o IML que havia na Delegacia Regional de Paraíso foi desativado. Necrópsias têm sido realizadas em Passos, Formiga ou Alfenas, o que ocasiona transtornos para famílias que precisam aguardar liberações de corpos, e às vezes até arcar com despesas de transporte de corpos.

O prefeito Marcelo Morais lembra que a o retorno do atendimento do IML “é um trabalho que vem sendo articulado desde quando ele era vereador”. “Agradecemos muito ao delegado Tiago Bordini, que nos ajudou nessa articulação junto ao Édison Rogério de Morais, delegado-titular do 18º Departamento da Polícia Civil de Minas Gerais em Poços de Caldas e ao delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva, que viabilizou o atendimento desta demanda para nossa cidade”, ressalta.

A expectativa é que em janeiro o IML esteja novamente implantado no município. Com a recente formação na Academia de Polícia, três médicos se dispuseram a ocupar as vagas existentes na 4.ª Delegacia Regional de Polícia. A publicação no Minas Gerais, órgão oficial do Estado é esperada para a próxima semana.

A princípio o pensamento da administração municipal seria que o IML fosse implantado no Cemitério da Saudade, onde necropsias eram realizadas. Na sexta-feira (23) o prefeito Marcelo Morais, o delegado regional Tiago Bordini e médicos legistas verificaram alguns locais. “Tudo está muito bem encaminhado. Assim que for publicado a prefeitura vai ajudar disponibilizando a estrutura necessária”, disse Bordini ao Jornal do Sudoeste. O prefeito Marcelo Morais também pontuou que “ficará a critério dos médicos legistas a escolha do melhor espaço para a realização dos serviços”.

“Sabemos do sofrimento que é para famílias terem que aguardar a liberação do corpo de um ente querido para que possa ser sepultado, muitas vezes esse corpo sendo deslocado para Formiga ou cidades distantes onde hoje existe o serviço. Para nós é uma alegria e satisfação muito grande poder realizar esse sonho, entre tantas outras conquistas desta gestão”, acrescenta o prefeito.

O vice-prefeito, médico Daniel Tales comenta que a conquista, um trabalho de articulação realizado pelo prefeito é de extrema importância para a cidade e que, agora, as famílias não precisam mais sofrer aguardando para se despedir de um familiar ou ter que deslocar para a realização de um corpo de delito, por exemplo. “É um dia importante para nossa cidade, quantas famílias já sofreram pela ausência de um IML em Paraíso? Para mim, como médico, é uma vitória muito grande essa conquista”, destaca. 

O delegado Edson Morais ressalta “ser uma demanda que já vinha sendo acompanhada pelo chefe-geral da Polícia Civil. Esses servidores que serão nomeados ajudarão a dar muito mais celeridade aos trabalhos que hoje são realizados em municípios de referência”, comenta.