DISK 137

IBGE disponibiliza 137 para os registros finais do Censo 2022

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 28-12-2022 10:06 | 1364
Realização do Censo Populacional de 2022 segue para os últimos dias de pesquisa
Realização do Censo Populacional de 2022 segue para os últimos dias de pesquisa Foto: Divulgação

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou na terça-feira,27, mais um canal para que as pessoas que ainda não responderam ao Censo 2022, possam responder a pesquisa. Foi disponibilizado o Disque-Censo 137 em que o questionário poderá ser respondido no período de 8h às 21h30. Em São Sebastião do Paraíso o levantamento continua abaixo dos 90% concluído depois que alguns setores foram reabertos para que a consulta à população seja concluída de forma definitiva.

Conforme anunciado, os moradores de domicílios onde ainda ninguém respondeu ao Censo 2022 devem ligar para o Disque-Censo 137, que passa a atender em todo o país desde a terça-feira,27. O serviço está sendo disponibilizado de forma gradativa nos municípios de acordo com o andamento da coleta em cada local. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todo os dias da semana das 8h às 21h30.

Com mais de 80% da população recenseada, a etapa final de coleta deve ser agilizada com o atendimento telefônico, que conta com 120 agentes censitários de pesquisa. A coleta do Censo começou em agosto de 2022 com recenseadores do IBGE visitando todos os domicílios. Nesta quarta-feira, 27, a pesquisa completa 150 dias que está em andamento, com prazo de que seja concluída de forma definitiva em 30 de dezembro de 2022. A consulta que se encerraria em novembro foi prorrogada por mais um mês.

Em São Sebastião do Paraíso o site do IBGE aponta que a pesquisa está com 85,6% concluída e 14,4% em andamento. O percentual já esteve mais próximo de 90% há cerca de 10 dias, mas não evoluiu. A justificativa para o retrocesso na evolução do processo é a reabertura de alguns setores onde o índice de recusa estava muito alto para insistência com moradores para que respondam ao questionário.

Conforme levantamento realizado pela reportagem na região, os municípios de Claraval, São Tomás de Aquino, Pratápolis, Fortaleza de Minas, Bom Jesus da Penha, Nova Resende, São Pedro da União, Jacuí, Guaranésia, Monte Santo de Minas, Muzambinho e Itamogi concluíram em 100% a pesquisa. Arceburgo (71%) e Alpinópolis (51%), além de Alterosa com apenas 44% são os locais onde a pesquisa está mais atrasada. Em Guaxupé a consulta alcança 99%, Passos (95%), Juruaia (86%), Itaú de Minas (77%), Cássia (81%), Delfinópolis (89%), Ibiraci (97%) e Capetinga (96%).

No final de novembro o coordenador de subárea do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Helder dos Santos fez uso da Tribuna Livre na Câmara dos Vereadores quando falou sobre andamento da pesquisa no Município. Na oportunidade foram disponibilizados dois números de telefone para que cidadãos comuniquem ao IBGE que sua residência ainda não foi visitada: (35) 99251-0535 e (35) 99257-0076. Ele citou também que a consulta à população estava avançada alcançando moradores da cidade e também do perímetro urbano.

Assim como em todo o País, o coordenador em Paraíso relatou dificuldades enfrentadas no Município. "Sem dúvida, a maior dificuldade foi a mão de obra de recenseadores, o que impactou no tempo de coleta. Muitos começaram a trabalhar e desistiram". Outro desafio é a dificuldade de acesso aos moradores, com índice considerável de recusa em receber os recenseadores e responder o questionário. "As pessoas estão com medo e houveram recusas que prejudicam o trabalho e desmotivam o recenseador. São recusas tanto veladas (pessoas que não atendem ou postergam a resposta ao questionário) quanto expressas (quando a pessoa se recusa a responder e trata com rispidez o recenseador)".

O Disque-Censo é inédito na história dos censos demográficos do IBGE. O 137 é um telefone disponibilizado ao IBGE pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e configura um serviço de utilidade pública.

As ligações são recebidas por atendentes de uma central de atendimento específica para esse serviço. Para o atendimento, o IBGE conta com 120 agentes censitários de pesquisa por telefone, trabalhando todos os dias (incluindo fins de semana e feriados), das 8h às 21h30.

Paraíso vive a expectativa de que a contagem populacional alcance a casa de pelo menos 80 mil habitantes. Os dados colhidos pela pesquisa são importantes para se entender quantas pessoas vivem, como elas vivem e quais são as suas necessidades. Os resultados também ajudam no desenvolvimento de políticas públicas para atender as demandas do município. O índice populacional é utilizado como parâmetro pelo governo para o repasse de recursos aos municípios.