CURTAS EDIÇÃO 2676

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 07-01-2023 05:34 | 3011
Foto: Arquivo

Prestigiou
O presidente nacional do Sebare, ex-deputado federal Carlos Melles, prestigiou em Brasília na quarta-feira,4, a posse do companheiro, o agora vice-presidente da República, Geraldo Alckimin, como ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, do Governo Federal. A cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto e reuniu diversas lideranças do setor, além de políticos e aliados do novo governo. Além da mensagem de apoio das Micro e Pequenas Empresas, Melles disse ter ido abraçar o novo ministro com quem pessoalmente possui um histórico de trabalho e de amizade de 30 anos. No advento do novo governo disse enxergar um caminho de oportunidades para os empreendedores.

Municípios
Prefeitos da região participaram na quinta-feira,5, de reunião virtual com dirigentes e representantes da Associação Mineira de Municípios (AMM). Em pauta ainda a discussão em relação a contagem prévia do Censo de 2022 que está gerando uma gritaria geral dos prefeitos. A preocupação é com o encolhimento populacional na maioria dos municípios. A medida poderá representar uma perda de receita superior a R$ 4 milhões ao mês. Em São Sebastião do Paraíso esta situação pode representar uma perda de receita em torno de R$ 50 milhões ao ano.

Alerta
E São Sebastião do Paraíso entrou o ano de 2023 em estado de alerta em relação a chuvarada que tem ocorrido no município e em toda a região nos últimos dias. Segundo informações entre o domingo e a quinta-feira foram registrados mais de 150 milímetros acumulados, volume que ainda pode aumentar até neste fim de semana. A Defesa Civil foi colocada em alerta entre quinta e sexta-feira, devido a possibilidade de ocorrência de pancadas com grande volume de chuvas. Felizmente não houve registros de estragos, interdições ou problemas mais graves.

Dengue
Em compensação a temporada das chuvas está fazendo com que um problema grave de saúde seja registrado no período. Paraíso está com alto índice de infestação de dengue. O Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) alcançou a casa de 3,9% na última aferição de 2022. O volume recomendado pelas autoridades e órgãos de saúde é de 1%, estando, portanto, quase três vezes acima do índice aceitável. No ano passado o município registrou 2.217 notificações com 1.171 positivos. A combinação, chuva, calor e ambiente favorável para a proliferação do mosquito justifica a alta incidência de dengue entre os paraisenses.

Mutirão
Por conta desta situação de alto índice de infestação de casos de dengue, Paraíso realiza neste sábado o primeiro mutirão do ano de combate ao mosquito causador da doença. O atendimento das equipes de limpeza estará voltado para os bairros Santa Tereza e Jardim Diamantina, que neste sábado,7 de janeiro, receberá o mutirão de limpeza. Nestes locais foram identificadas as maiores incidências de contaminações e serão os locais onde haverá o atendimento inicial. Em decorrência das chuvas constantes, e períodos intermitentes de sol, a Vigilância em Saúde pede apoio da população, que com atitudes simples, pode ajudar a frear o avanço da doença.

Estradas
E as mesmas chuvas que desde dezembro e também neste início de janeiro estão recorrentes no município paraisense, com volumes, intensidade e constância, já provocam problemas nas estradas rurais do município. Já existem trechos críticos, pontos tradicionais como na região do Espraiado, sentido a Capetinga; e até mesmo sentido a Guardinha que estão ficando praticamente intransitáveis. Para estas situações críticas a prefeitura informa que se não houver ao menos 48 horas de trégua, com abertura de sol, não é possível a colocação de máquinas para os reparos, mesmo de forma paliativa.

Na cidade
Também quem transita pelas ruas e avenidas da cidade já está sentindo os efeitos da chuvarada com as ruas esburacadas em consequência das chuvas. Condutores de veículos precisam ficar atentos e dirigir com mais atenção e prudência visando assim provocarem acidentes e danos em seus veículos. A regra é a mesma. Sem a incidência de sol por pelo menos dois dias seguidos torna-se inviável a realização de qualquer serviço de manutenção das vias. Muito se fala da malha asfáltica antiga, mas problemas desta natureza provocados pelo excesso de chuvas têm ocorrido até mesmo em locais onde a pavimentação foi feita recentemente.

Mais cara
Desde 1º de janeiro o contribuinte de São Sebastião do Paraíso e demais cidades mineiras atendidas pela Companhia de Saneamento de Água (Copasa) estão pagando mais caro pela tarifa. O aumento está na casa de 15,07% e que abrange também a cobrança de esgoto que é atrelada. O reajuste tarifário de 15,7% foi aprovado em novembro de 2022 pela Arsae-MG. Tempos atrás muito se falava no rompimento do Município com a prestadora de serviço como forma de aliviar o bolso dos paraisenses. Com o passar dos dias, aquilo que era para ontem, foi caindo no esquecimento e atualmente não se fala no assunto e nem promessa.

Hospital de Queimados
Em andamento o processo de credenciamento pelo Governo do Estado de Minas Gerais, da Santa Casa de São Sebastião do Paraíso para o atendimento do Hospital de Queimados. O processo burocrático continua em fase de tramitação junto a Secretaria de Estado da Saúde e na prática já existem instalações prontas e organizadas, além de equipe preparada e em treinamento para os primeiros atendimentos. A expectativa é de que em breve a documentação e estruturação deverá ser finalizada possibilitando a inauguração e a prontidão para a prestação do serviço. É uma vitória de Paraíso e região já que a unidade será referência para todo estado.

Portaria
O Governo Federal publicou no final de 2022 portaria que define regras para transposição e transferência dos saldos financeiros remanescentes de exercícios anteriores a 2018, constantes nos Fundos Estaduais, Distrital e Municipais de Saúde, provenientes de repasses do Ministério da Saúde e dá outras providências. Os valores serão direcionados ao auxílio financeiro de entidades privadas sem fins lucrativos que complemen-tam o Sistema Único de Saúde (SUS). Para São Sebastião do Paraíso estão listados a Santa Casa de Misericórdia, Hospital Gedor Silveira, Associação de Paia e Amigos dos Excepcional (APAE) e o Consórcio Intermu-nicipal de Saúde do Sudoeste Mineiro.