Já passou de uma década que vários segmentos da comunidade paraisense, dentre eles o Jornal do Sudoeste que atendeu diversas solicitações de pessoas que clamavam o retorno da implantação de uma unidade do Instituto Médico Legal (IML) para atender a demanda do Município de São Sebastião do Paraíso e cidades vizinhas.
Para quem presenciou e não esqueceu, há alguns anos o IML existiu em Paraíso e infelizmente foi desativado. Por esta razão necropsias estão sendo realizadas em Passos, Formiga e em Alfenas, sendo que ocasiona sérios transtornos para famílias que ficam angustiadas por várias horas, aguardando a liberação de corpos, e, em certos casos, tendo que arcar com despesas de transportes de corpos.
Graças a Deus as muitas solicitações que foram feitas para o retorno da implantação de atendimento do IML em Paraíso está prestes a ser concretizada. Os três médicos legistas já se apresentaram em Paraíso. No entanto, enquanto a Prefeitura providencia as instalações para funcionamento do IML, os três profissionais irão atender em Passos.
Merecem aplausos o Sr. prefeito Marcelo Morais, o Delegado Tiago Bordini, que trabalharam na articulação junto ao deletado titular do 18.º Departamento de Polícia Civil, Edson de Moraes, em Poços de Caldas, e ao delegado geral, Joaquim Francisco Neto e Silva, que viabilizou o atendimento desta importante e necessária demanda novamente para São Sebastião do Paraíso.
A princípio, conforme anunciado, a instalação do IML está prevista para este mês de janeiro de 2023, em local adequado.
Agora outra reivindicação justa e necessária que a comunidade faz às autoridades paraisenses, é o retorno de um posto de coleta de sangue em Paraíso. Para quem não sabe ou não tem conhecimento, há umas três décadas, aqui em São Sebastião do Paraíso tinha um banco de sangue instalado nas dependências da Santa Casa da Misericórdia, onde pessoas de Paraíso e de cidades da região doavam sangue.
Infelizmente a cidade perdeu também este importante e necessário serviço de saúde que salva e prolonga a vida de quem precisa. Atualmente paraisenses doadores voluntários de sangue precisam se deslocar até Passos para fazerem doação, sendo que a Santa Casa de Misericórdia de Paraíso tem uma infra-estrutura das melhores do interior mineiro, onde se faz cirurgias complexas, tem o Hospital Regional do Coração e brevemente será instalado também nas dependências da Santa Casa de Misericórdia de Paraíso, o (Hospital Regional dos Queimados).
Para o retorno ao menos do posto de coleta de sangue, que aliás é esperado há muito tempo, e ainda não se concretizou, a questão vem se arrastando, paraisenses esperam ações decididas por parte do Sr. prefeito Marcelo Morais. Também que o deputado Antonio Carlos Arantes se empenhe para a solução deste caso.
Afinal, um posto de coleta de sangue, apesar de sua importância, é muito pouco o que paraisenses pedem ao governo do Estado, e esperam que o deputado Arantes faça valer sua liderança. É um dos nomes citados como possível presidente da Assembleia Legislativa, da qual no mandato anterior foi vice-presidente.