CURTAS EDIÇÃO 2677

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 11-01-2023 13:05 | 335
Foto: Arquivo

Covid
Diferente do que ocorreu ano passado quando a pandemia da covid-19 estava no auge, na primeira semana de 2022 não foi registrado nenhum óbito ocasionado pelas complicações da doença. Já em 2023, mesmo com o avanço da vacinação foram duas as mortes registradas motivadas por esta doença quando o município ainda estava no sexto dia do ano. Com isso no município paraisense já são 329 pessoas que perderam a luta para o coronavírus desde o início da pan-demia em março de 2020. A título de comparação, em Passos já são quatro os mortos por covid nos primeiros 10 dias deste ano.

Evoluiu
Quem acompanha o chamado “Mapa do Censo” que apresenta os percentuais de evolução da pesquisa populacional no Brasil, nos Estados e nos Municípios observa que os indicativos continuam sofrendo variações. Em São Sebastião do Paraíso o levantamento já avançou, recuou e agora novamente evolui. Do total de 194 setores censitários, a informação é de que 91,2% já está concluído, enquanto que 7,7% continua em andamento. Há ainda cerca de 1% não iniciado. Não foi divulgado ainda até quando os recenseadores continuarão com suas atividades.

Questionamentos
Enquanto isso continua os protestos e reclamações dos prefeitos pelos quatro cantos do Brasil e em São Sebastião do Paraíso a situação não é diferente. Além de reunir com os prefeitos de toda a região, o prefeito Marcelo Morais segue empenhado em convencer a população, principalmente as pessoas que ainda não responderam a pesquisa. Ainda assim continua a mobilização da comunidade para que aquelas pessoas que não foram recenseadas. O cadastramento pode ser feito através do telefone (035) 99251-9535 e (35) 99261-0076 para que seja agendada a visita do recenseador ou mesmo se possível responder o questionário pelo telefone.

Na Justiça
Os números apresentados pelo IBGE sobre a população de Paraíso, trouxeram reflexos, mexeram nos cofres da Prefeitura. É que o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) iria diminuir a receita mensal, nos repasses feitos pelo Governo Federal. O Município (leia-se Prefeitura) ingressou com ação na Justiça Federal contra o IBGE e a União, e o juiz federal Marcelo Eduardo Rossitto Bassetto, da Subseção Judiciária de São Sebastião do Paraíso, acatou o pedido. Determinou que a União seja intimada para quem prazo de cinco dias proceda as adequações, para o repasse do valor devido.

Fechado
O Posto de Puericultura encerrará o seu atendimento mais cedo na próxima sexta-feira,13 de janeiro. O local funcionará até às 13h, quando ficará fechado e somente será reaberto na segunda-feira, 16 de janeiro, a partir das 8h com atendimento normal. Obras de manutenção e limpeza geral serão as atividades realizadas no local é o que se sabe informalmente. Não foi divulgado oficialmente o que acontecerá no posto neste período.

Posse
Nesta quarta-feira,11 de janeiro de 2023, acontece a missa de posse do padre Eduardo Pádua de Carvalho, como novo pároco na Paróquia de São Tomás de Aquino. A celebração será presidida pelo bispo diocesano Dom José Lanza Neto às 19 horas na Igreja Matriz. Padre Eduardo é natural de São Sebastião do Paraíso e estava em Bom Jesus da Penha. Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 10 de maio de 1.996, no Ginásio Poliesportivo Maurício Goulart, em São Tomás de Aquino.

Inscrições
Tem início nesta quarta-feira, 11 de janeiro, o período de inscrição para os estudantes residentes na zona rural, que utilizam o serviço de transporte escolar. O serviço funcionará até 31 de janeiro. O horário de atendimento será das 8h às 11h e das 13h às 17h. Será exigida a declaração escolar emitido pela escola em que o aluno está matriculado. Já as inscrições para os alunos menores de idade deverão ser realizadas pelo responsável legal. O início das aulas está previsto para acontecer até no dia 13 de fevereiro.

Agora é lei
O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais tornou Lei a criação do Parque Municipal do Bicentenário. O espaço institucional está localizado no início da Avenida Antônio Alves Pinto, no bairro residencial Alto Paraíso e possui área total de 10.213,80 m². A proposta teve autoria nas proposições dos vereadores Vinicius José Scarano Pedroso e Juliano Carlos Reis (Biju) e foi apresentada quando das comemorações dos 200 anos da cidade. Ano passado chegou a ser divulgado o lançamento de um projeto com expectativa de que a obra saia do papel a partir de 2023. Assim que estiver concluída a parte de infraestrutura será mais um espaço de lazer e turismo para o município.  

Limpeza Pública
Portaria nº 2.736, assinada pelo prefeito Marcelo Morais, cria um grupo de trabalho para o estabelecimento de cobrança pelos serviços de limpeza pública. A mesma equipe vai analisar sobre estudos para atualização da legislação. O grupo atuará no âmbito das secretarias municipais de Meio Ambiente, Obras, Serviços Públicos e Planejamento Urbano e Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão. Os trabalhos serão presididos pelo secretário de Meio Ambiente, Renan Jorge Preto. A expectativa é que a partir destes estudos sejam criados dispositivos para a chamada “taxa do lixo”. Os estudos devem ser concluídos em fevereiro.

Adote a Praça
Lei Municipal 6.201, regulamenta o programa Adote Uma Praça. Além do protocolo é necessário apresentar ampla documentação. O contrato terá validade de 12 meses de duração podendo ser renovado. Neste sentido recentemente uma cooperativa de crédito manifestou intenção em assumir a administração de uma rotatória entre as avenidas Zezé Amaral e José de Oliveira Brandão Filho, além da Praça dos Expedicionários, bem como 16 canteiros na Praça Santa Paula Frassinetti (Lagoinha). A empresa quer se tornar responsável pelas obras de embelezamento e manutenção.

Prazo encerrado
Na última segunda-feira,9, foi encerrado o prazo para que o cidadão que não compareceu às urnas no segundo no segundo turno do pleito em 30 de outubro, justificasse a ausência. Em Minas Gerais, 3.410.661 eleitoras e eleitores (20,94% do eleitorado apto) não votaram no 2º turno. Desse total, 1.436.824 (42,13%) ainda não justificaram a ausência. De São Sebastião do Paraíso as abstenções alcançaram a casa de 24,27% do eleitorado, ou seja, 12.377 pessoas deixaram de comparecer às urnas naquela oportunidade no ano passado.