Coleta de sangue
Aprovado pela Vigilância em Saúde, local e regional, resta apenas aprovação por parte do Hemominas do imóvel proposto pela Prefeitura de São Sebastião do Paraíso para ser instalado do posto de coleta de sangue. Planta do local dentre outros documentos foi enviada para análise. A resposta era aguardada para este final de semana. Segundo o prefeito Marcelo Morais, ajustes necessários no imóvel que se localiza na rua Pimenta de Pádua, bem como aquisição do mobiliário apropriado terão agilidade no processo. Queira Deus que a novela esteja em seu capítulo final.
Terceirizar
A arborização de vias públicas de Paraíso, inclusive nas praças está carecendo de cuidados. Além de não haver uma renovação no plantio, até com espécies mais apropriadas em número suficiente, não há o devido acompanhamento e trato com as que foram plantadas, além de a olhos vistos se notar que pragas estão tomando conta de muitas delas. Esta questão foi colocada ao prefeito Marcelo Morais pelo Jornal do Sudoeste. Ele disse de sua intenção em terceirizar esse serviço, alegando não ter funcionários municipais em número suficiente nesta área.
Lamentável
A desumanidade anda solta, e nos últimos sete dias fatos lamentáveis foram registrados na região. Em Monte Santo de Minas um homem de 21 anos conforme alegou à polícia, pelo simples fato de sua filhinha que estava com cinco anos ter feito xixi no chão, a matou. Disse ter lhe desferido um soco na cabeça, mas segundo informações a criança estava com outros ossos quebrados, sinalizando que houve tortura. Em seguida o corpo foi embrulhado em uma coberta e ateado fogo. O delegado Vinícius Zamó está apurando o caso.
Protesto
A menina vivia com sua bisavó materna, e segundo informações era bem cuidada. No entanto seu pai obteve sua guarda e desde novembro ela morava com ele e sua companheira. Na manhã desta sexta-feira, familiares da garotinha, acompanhadas por algumas senhoras e crianças foram à sede do Conselho Tutelar de Monte Santo de Minas em sinal de protesto, pedir explicações, pelo fato da bisavó ter perdido a guarda, concedida ao pai que tinha extensa ficha policial. Manifestantes afirmaram que “a menina foi entregue para um bandido”, e disso todos já sabiam. Manifestantes não foram atendidos.
Matança
Conforme matéria publicada nesta edição do “JS”, crueldade contra animais está sendo apurada pela Polícia Civil em São Sebastião do Paraíso, onde em menos de uma semana, em torno de 10 cães foram envenenados no bairro Diamantina. Cães “comunitários” aqueles que zanzam pelas ruas e encontram rações e água, colocadas por pessoas generosas, foram exterminados. Não contente, o autor, ou autores, jogaram alimentos envenenados por cima de muros e fizeram mais estragos. Tutores dos animais os encontraram mortos. Com auxílio de câmeras já se tem a imagem de um suspeito.
São Tomás
Tomara a polícia apure o quanto antes o autor, ou autora das atrocidades contra os cães para que não tome o mesmo caminho com o que foi registrado em São Tomás de Aquino no ano passado, onde, segundo denúncias, dezenas de “pets” foram mortos por envenenamento.
Buraqueira
O prolongado período chuvoso, como habitualmente acontece, provoca muitos buracos em vias públicas em áreas urbanas e rodovias. Em São Sebastião do Paraíso grande número ruas e avenidas vão precisar de uma força tarefa para serem recuperadas. Rodovias de igual maneira estão sofríveis. A MGC 491 tem causado estragos em vários pontos. Próximo a Monte Santo de Minas uma “cratera” tem arrebentado pneus e interrompido viagens por conta de rodas amassadas, pneus que estouram e suspensões danificadas.
Competentes
Governador Romeu Zema em vídeo que está sendo divulgado anunciou que o Governo de Minas está “selecionando pessoas de bem, com competência e capacitação para trabalhar em diversas regiões do Estado, em diversas áreas”. Indicou aos interessados acessarem a página do Transforma Minas para saber mais detalhes. “Somos um governo que age dessa maneira, dando oportunidade para quem é competente, e não para politicagem”.
Escorregou
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ma-rina Silva, disse que 120 milhões de pessoas passam fome no Brasil. A declaração ocorreu terça-feira, dia 17, no Fó-rum Econômico Mundial, na Suíça, a afirmação, contudo, foi contestada. No entanto, documento da Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura contesta tal afirmativa da ministra. O Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional 2022 relata que o Brasil tem 4,1% subalimentada, o que equivale a quase 9 milhões de pessoas. O relatório foi divulgado quarta-feira (18)
Outra fonte
Segundo dados da pesquisa “Efeitos da pandemia na alimentação e na situação da segurança alimentar no Brasil”, publicada em 2021, 125,6 milhões de pessoas não comem as quantidades corretas de alimentos que deveriam. Porém, outro estudo, feito pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Pensann), mostrou que 33 milhões estão em grave vulnerabilidade alimentar.