AGÊNCIA DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUDOESTE

Sebrae Minas apoia a criação da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste

Iniciativa da entidade, em parceria com o Movimento Conexão, vai impulsionar turismo regional, educação empreendedora e agricultura
Por: Ralph Diniz | Categoria: Cidades | 31-01-2023 11:02 | 733
Foto: Divulgação

Lideranças da região Sudoeste do estado e membros do Movimento Conexão se reuniram nesta segunda-feira (30/01), em Passos, para oficializar a criação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR Conexão). A iniciativa surgiu a partir da capacitação de lideranças da região pela metodologia do Programa LIDER, desenvolvido pelo Sebrae, que busca o desenvolvimento dos territórios a partir da atuação integrada entre as lideranças do poder público, das entidades privadas e do terceiro setor. O encontro foi realizado na sede da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg), organizadora do evento.

Participaram do encontro prefeitos e secretários municipais de municípios da região, representantes de instituições ligadas ao desenvolvimento territorial, como Emater, Senar, universidades, associações comerciais, dentre outros. Também compareceram o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, e o gerente da Regional Centro-Oeste e Sudoeste do Sebrae Minas, Leonardo Mól.

A ADR Conexão deverá atuar em 17 municípios e realizará, inicialmente, ações com foco nas áreas da educação empreendedora, turismo regional, agricultura e produção de alimentos. As atividades que resultaram na formação da Agência tiveram início em 2015, quando o grupo começou a atuar em algumas frentes de desenvolvimento, como: a criação da Câmara Técnica de Turismo da Ameg; a implementação de Salas Mineiras do Empreendedor e do projeto de compras governamentais; encontros com candidatos a prefeitos e a realização de eventos voltados para o desenvolvimento do ecossistema de inovação, como o Startup Day Weekend, Hacktown e Meet Up.

Como resultado de algumas dessas atividades, a região já foi contemplada três vezes com o Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae Minas – que reconhece prefeitos e administradores que implantaram projetos com resultados comprovados, com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios dos seus municípios. Foram destaques as cidades de Passos, com uma premiação, e Capitólio, com duas.

“Essa formalização é resultado de uma grande parceria, e o Sebrae assume esse compromisso de trazer a metodologia e os recursos essenciais para o funcionamento dessa Agência. É uma alegria muito grande saber que o programa LIDER capitaneou esse processo”, comenta o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles.

PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO
O evento de criação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR Conexão) também foi uma oportunidade para apresentar a agenda de ações e projetos para 2023. Entre as principais pautas estão: o fortalecimento da Associação de Fruticultores e da agricultura familiar; a criação de uma cooperativa regional; a identificação de políticas públicas e ações direcionadas ao turismo regional; ações voltadas para implantação do Programa Nacional de Educação Empreendedora, Financeira e Cooperativista nas escolas da região, como projeto de lei municipal; e o levantamento de capacitação necessária junto aos empresários da região.

“Estamos em atuação e gerando impactos positivos para o desenvolvimento regional há oito anos. Com essa formalização, acreditamos que, conectados por toda a sociedade civil, vamos ter mais força para realizar essas ações previstas”, destaca a presidente da ADR Conexão, Marisa da Silva Lemos.

PROGRAMA LIDER
O programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER), é um movimento que visa a promoção do desenvolvimento econômico e o bem-estar social nos municípios brasileiros. Ele se concentra em mobilizar, integrar e preparar as lideranças de diversos setores para a criação, formulação e implantação de estratégias para a promoção do desenvolvimento econômico sustentável, com ênfase nos pequenos negócios. O LIDER está presente em mais de 70 territórios brasileiros, em cerca de 800 municípios de 23 estados. Só em Minas Gerais, 96 cidades participam de um total de 9 projetos de liderança, sendo o estado com maior número de iniciativas.

“No programa temos ações como o Cidade Empreendedora, o Prefeito Empreendedor, o Brasil Mais, o Plano de Inovação e também o programa Agentes Locais de Inovação (ALI) que, atualmente, saiu de 1.200 para 5 mil novos profissionais que atuam em prol do desenvolvimento territorial, da educação empreendedora empresarial, da inovação no digital, com o crédito assistido, dentre várias outras frentes”, finaliza Melles. (por Prefácio Comunicação)