eSOCIAL

Os impactos da saúde e Segurança Ocupacional nas empresas e o eSocial

Em 1º de janeiro de 2023, iniciou-se o período de obrigatoriedade do cadastro de eventos de SST no sistema do eSocial
Por: Redação | Categoria: Cidades | 28-01-2023 15:36 | 224
Foto: Divulgação

Novo ano e novas responsabilidades. O prazo de registro facultativo das informações de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) no eSocial terminou no dia 31 de dezembro e tornou-se obrigatório em 1° de janeiro de 2023.

Com o intuito de promover conhecimento sobre os regulamentos que regem o trabalho em relação à saúde e segurança, bem como sobre as implicações do eSocial para as empresas, a ACISSP/CDL promoveu palestra informativa, em parceria com o Grupo Controle, na tarde do dia 24 de janeiro e contou com a presença de mais de 70 empresários e profissionais da área contábil.

O cronograma de implantação do eSocial foi dividido em quatro grupos, de acordo com o tipo e faturamento da instituição. No entanto, a partir deste ano, o envio dos eventos de SST por meio digital torna-se obrigatório para todas. Organizações que não se adequarem a esse formato estarão sujeitas a multa. Neste sentido, a equipe da Lidera Saúde e Segurança do Trabalho esclareceu pontos de fundamental importância.

Para Charles Duarte, técnico e engenheiro de Segurança do Trabalho, levar informações sobre mudanças na legislação trabalhista é uma forma de alerta para todos os interessados no tema. ‘’O Evento do dia 24 promovido pela ACISSP foi de fundamental importância por levar informações para as pessoas, de forma gratuita, sobre assuntos relevantes de mudanças na legislação trabalhista e previdenciária que vão trazer um impacto muito significativo para as empresas no quesito fiscalizações. Esclarecendo pontos tão delicados de forma correta e aplicando as novas medidas nas empresas, diminui-se o risco de autuações,’’ disse.

A chegada dos Eventos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) e a implementação dos eventos trabalhistas no eSocial em 2023 exigem atenção e preparo para evitar problemas e multas, esclarece Marcelo de Pádua, vice-presidente da ACISSP. ‘’As obrigações de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) existem há muito tempo e têm como principal objetivo prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho através de normas regulamentadoras que devem ser seguidas por todas as empresas de acordo com suas atividades e os tipos de riscos que elas oferecem. Com a implementação do eSocial, além de cumprir essas obrigações, as empresas terão uma fiscalização mais próxima e precisarão gerenciar, atualizar e realizar os envios de toda a documentação relacionada dentro dos prazos estabelecidos’’, salientou.

Desde 2014 o eSocial vem sendo implementado para digitalizar os processos e facilitar o envio de documentações ao Governo Federal.
(Assessoria de Imprensa ACISSP/CDL)