CURTAS EDIÇÃO 2685

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 08-02-2023 03:24 | 3551
Foto: Arquivo

“VÍCIO”
O prefeito Marcelo Morais acompanhou “de corpo presente” a sessão ordinária da Câmara Municipal, segunda-feira (6), a primeira realizada em 2023. Ele afirmou que mesmo antes de ser vereador tinha o hábito de ir às sessões, e era até mais frequente que alguns vereadores. “É um vício que tenho”, disse.

CRECHES
Marcelo valeu do ensejo para informar sobre assuntos tratados durante a sessão. Um deles sobre horário e alimentação em creches do município. Precisamos dividir em duas partes, disse: Primeiro quando eu era vereador, segundo quando passei a ser prefeito. Quando vereador fui um dos mais combatentes no sentido de que funcionem em período integral, por isso estou construído três creches para chegarmos ao período integral, gerar vagas.

MATRICULADOS
O prefeito disse que no final do ano havia 574 cadastros, e nenhum ficou sem atendimento, todos matriculados. Citou que anteriormente, em outro mandato era uma luta, porque não havia vagas. Sobre meio período, Marcelo lembrou que o G4 continua meio período colocado pelo prefeito anterior, por causa de procedimento de 2019 do Ministério Público. E eu que tenho que cumprir, questionou Marcelo.

INTEGRAL
O documento assinado com o Ministério Público me obrigava criar 125 vagas em 2021 e igual número em 2022, no entanto criamos 400 vagas neste período e 574 somente neste ano. Quando chega a decisão do STF afirmando que somos obrigados a fornecer creche para todos, não é especificado se em meio período, ou integral. Como não conseguimos colocar G3 para todos, vamos preparar uma nova escola para receber 157 crianças em período integral. Ligamos e alguns nem respondem, e nem tem filhos, mas vão criticar em rede social. Será período integral, quando creches estiverem prontas, afirmou.

PRÉ-CANDIDATO
Quase ao final da sessão e de sua fala, ao comentar sobre realizações em sua administração e de dizer que será “considerado como prefeito que transformou a cidade, e isso tem causado desconforto em algumas pessoas”, Marcelo anunciou estar decidido a candidatar-se à reeleição, sou pré-candidato, afirmou.

“ROLETA-RUSSA”
Veículos continuam fazendo conversão não permitida na pista da MGC 491, em frente a área de acesso e saída do atacarejo da empresa ABC. Tal prática, conforme matéria já publicada pelo Jornal do Sudoeste, num local de trânsito intenso, é comparada a verdadeira “roleta-russa”, ou seja, pode ocasionar mortes e perdas irreparáveis. Na tarde desta terça-feira (7), reportagem do Jornal do Sudoeste presenciou esta prática criminosa. Cones estavam caídos e não havia corrente no vão central. Onde estará a fiscalização que permite a continuidade desse absurdo?

PREVISÍVEIS
Descaso também a merecer puxão de orelhas é que passados sete dias da queda de barranco, o DER-MG ainda não havia retirado a terra e galhos pendidos sobre a pista na MGC 491 no município de São Sebastião do Paraíso. Somente por proteção divina aos condutores de veículos, que são muitos, a transitar por aquela arapuca, não aconteceu acidentes com consequências previsíveis.

HOMENAGENS
Por indicação do vereador Juliano Carlos, o Biju, a Câmara Municipal de Paraíso registrou merecida Moção de Méritos e Cumprimentos ao servidor municipal Márcio Aparecido de Abreu, por seu ato humano e empatia pelo próximo. Motorista no ônibus circular, ele desviou a rota do veículo tentando salvar a vida de uma passageira que sentiu mal. Foi em busca de socorro na UPA. A Câmara registra em seus anais essa moção, em reconhecimento ao seu trabalho e ética demonstrado no exercício de sua profissão.

MERECIDO TAMBÉM
Tales de Oliveira, de igual maneira recebeu merecida Moção de Parabenização. Presto-lhe essa homenagem à sua profissão tão nobre e essencial para um ambiente saudável para nossa cidade, reconhecendo seu trabalho digno e honesto, ao recolher lixo na porta de residências, faça chuva ou sol, trabalhando de forma incansável para o bem estar da população paraisense, disse Biju ao justificar sua indicação.

ÉTICA
Em sua primeira sessão ordinária, segunda-feira dia 6, já em novo horário às 14h30, sob presidência do vereador José Luiz das Graças, a Câmara Municipal definiu a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar daquela Casa. De acordo com regimento interno foram eleitos os vereadores Juliano Carlos (Biju) como presidente, Vinício Scarano Pedroso, vice-presidente, Sérgio Aparecido Gomes. O vereador Luiz Benedito de Paula ficou como suplente.

ATRIBUIÇÕES
O presidente José Luiz explicou que a Comissão de Ética e Decoro atua para preservar a dignidade do mandato parlamentar daquela Casa, e para zelar pela observância dos preceitos sobre procedimentos disciplinares relativos à ética, decoro e regimento interno.