IBGE

Censo 2022 deve ser concluído no final do mês

Apesar da contagem populacional estar perto do fim, discussão entre prefeitura de Paraíso e IBGE pelo número de habitantes pode perdurar
Por: Ralph Diniz | Categoria: Cidades | 19-02-2023 17:08 | 1097
Foto: Arquivo

O Censo demográfico 2022 está prestes a ser concluído, entretanto, o resultado da contagem populacional realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) está bem longe da expectativa criada em São Sebastião do Paraíso em relação ao número total de habitantes do município.

Isso porque a prefeitura, baseada em dados da Secretaria Municipal de Saúde coletados durante a vacinação contra a Covid-19, acredita que Paraíso tenha cerca de 80 mil habitantes. Entretanto, segundo o prefeito Marcelo Morais, a última prévia populacional obtida pelo Executivo apontava para um número próximo a 71 mil moradores.

Diante da discrepância dos números, o Jornal do Sudoeste entrou em contato com o IBGE na tarde de sexta-feira, 17, para solicitar uma nova prévia do Censo no município, contudo, o coordenador da subárea de São Sebastião do Paraíso, Helder Alves, informou que o instituto não autoriza o fornecimento de dados parciais e/ou tratados estatisticamente. Ainda segundo ele, o recenciamento deve ser concluído no próximo dia 28 e o resultado definitivo divulgado em abril.

Em janeiro, a prefeitura realizou uma força-tarefa para levantar o número de cidadãos que ainda não haviam participado do Censo Demográfico de 2022, depois que uma prévia do IBGE apontou que o município tinha, pelo menos, 3,5 mil domicílios fechados; fato que o líder do Executivo rechaçou. “Se nos disserem que metade desse número corresponde a casas fechadas, concordamos, mas que a outra metade também está fechada, discordamos desse número”, disse Morais naquela oportunidade.

Na mesma época, a prefeitura de Paraíso ajuizou uma ação contra o IBGE e contra a União, para que fosse afastada decisão do Tribunal de Contas da União para a utilização de dados preliminares do Censo do IBGE 2022 para a distribuição de verbas do Fundo de Participação (FPM), o que representaria uma perda para o município de aproximadamente R$ 4,1 milhões. À época, a Justiça Federal acatou pedido de liminar. Em sua decisão, o juiz federal Marcelo Eduardo Rossitto Bassetto, determinou que a União mantivesse o coeficiente do FPM, até que a coleta de dados do censo demográfico de 2022 fosse encerrada.

À reportagem do “JS”, o prefeito disse na última sexta-feira que aguarda uma nova prévia do IBGE. Contou, ainda, que o município apresentou ao instituto uma lista com os endereços de todos os domicílios registrados como “fechados” no final de 2022 que, na verdade, possuem moradores. Segundo ele, essa revisão elevaria o número de habitantes para, pelo menos, 74 mil. “Temos o IBGE como parceiros e esperamos que seja feito de forma isenta e correta os levantamentos para evitar questionamentos”, comenta Morais.

O coordenador da subárea de São Sebastião do Paraíso informou que todos os domicílios que, em um primeiro momento, foram registrados como “fechados” tiveram um ou mais retornos dos recenseadores e supervisores do IBGE. “Fizemos uma força-tarefa e várias pessoas realizaram a checagem de todas essas unidades, sem exceção. Na maior parte deles, de fato, não havia moradores. Contudo, em todo aquele em que se encontrou um morador não recenseado, foi-se realizada a contagem”.

Questionado se o IBGE conseguiu visitar os domicílios apontados pela prefeitura, Helder Alves confirmou que todos os imóveis receberam novas visitas. Ele ainda declarou que o instituto se compromete a entregar o Censo à sociedade paraisense com a melhor qualidade possível. “Visitamos todas as USF’s (Unidades de Saúde da Família) e nelas obtivemos relações de endereços sem moradores. Confrontamos a lista das USF’s com os resultados do Censo Demográfico e retornamos a domicílios por ventura ocupados, conforme o caso”, explicou.

Por fim, o coordenador do IBGE declarou que o instituto pode, sim, confrontar um possível questionamento sobre a diferença no resultado final do Censo Demográfico com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, que apontam que Paraíso tem cerca de 80 mil habitantes. Ele também apontou que o número de pessoas vacinadas em São Sebastião do Paraíso, com pelo menos uma dose, segundo o Ministério da Saúde, é de 62.430.