A forte pancada de chuva que caiu na tarde de sábado, 25, em São Sebastião do Paraíso causou estragos em diversos pontos do município. Cerca de duas horas de temporal foram suficientes para causar a queda de diversas árvores, derrubar muros e inundar vários bairros, principalmente o San Genaro, além de ter danificado estradas em vários pontos.
De acordo com a Defesa Civil, o temporal derrubou 12 árvores e, pelo menos, oito muros de residências em diversos bairros da cidade. Além disso, as lagoas do San Genaro transbordaram mais uma vez, causando inundação em algumas residências.
O secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil, João Paulo Bueno, informou que a Defesa Civil e a Guarda Municipal atenderam mais de 40 chamados durante e depois a pancada de chuva.
Entre as ocorrências registradas, estavam árvores caídas, casas alagadas, quedas de muros e buracos em vias públicas, sendo que algumas delas ficaram parcialmente destruídas. “No sábado mesmo, já foram retiradas algumas árvores que estavam obstruindo ruas. Também foram realizadas algumas limpezas. Por conta da quantidade de ocorrências, esses serviços continuarão durante a semana”, diz o secretário.
Quem também teve trabalho na tarde do último sábado foi o 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros, que atendeu várias solicitações que envolveram diversos pontos de alagamento, árvores caídas em via pública e prejuízos materiais em casas e veículos. Segundo a assessoria de Comunicação da instituição, as chamadas pelo telefone 193 tiveram início por volta das 15h20 e os militares atenderam seis ocorrências em um período de cerca de três horas.
De acordo com o sargento Giovani, responsável pelo departamento, foram três árvores caídas que ocuparam parte ou a totalidade de vias públicas da cidade. Os pontos atingidos foram as avenidas Wenceslau Brás e Dr. Delfim Moreira, na altura do bairro Lagoinha, a rua Ione Carina, no Conjunto Residencial Monsenhor Mancini. Em nenhum desses casos houve prejuízo material. As árvores foram cortadas e os trânsito nas vias liberado em seguida.
Já na rua Geraldo Pelúcio, na Vila Santa Izabel, um automóvel Peugeot foi arrastado pelas águas, invadiu a calçada pública e se chocou contra um poste de iluminação pública. Outra ocorrência foi registrada na rua Antônio Caetano da Silva, no Parque São Francisco, foi realizada uma vistoria em uma árvore com risco de queda.
Por fim, os bombeiros atenderam um chamado na rua Doutor Estevam Alves, no Jardim América. Segundo os militares, as calhas de uma residência não suportaram o grande volume de água, que invadiu a laje, vazou pelas luminárias e inundou toda a casa. Alguns cômodos do imóvel sofreram danos materiais. Nenhum morador ficou ferido.
Segundo informações, entre as 14h00 e 16h00, choveu 85 milímetros no município, o que representa 42% de toda chuva prevista para Paraíso em fevereiro.
A expectativa para o município era de 200 milímetros durante todo o mês, mas o número registrado foi praticamente duas vezes maior.