CASAS POPULARES
O presidente da Câmara de São Sebastião do Paraíso, José Luiz das Graças, em ofício a ser enviado ao prefeito Marcelo Morais, sugeriu sejam feitos estudos e reuniões com empresários, construtores, para se analisar para a construção de conjuntos habitacionais populares em Paraíso. Afirmou que esta é sua proposta desde que assumiu o mandato de vereador. Lembrou de seus contatos feitos com o Ministério das Cidades, COHAB e que um gerente da Caixa esteve na Câmara para tratar desse assunto a seu convite.
PARCERIA
José Luiz lembrou que havia 428 unidades disponíveis para serem construídas em Paraíso, mas o gestor anterior não fez um trabalho para que isso se concretizasse. Poderiam ser 428 debaixo do próprio teto. Casa é sagrada, e é papel do poder público promover políticas públicas para dar condições de contratar essas moradias. O programa é amplo, e para se conseguir casa com o pagamento de prestação bem simbólica, é preciso da parceria do município, disse José Luiz, ao convidar que demais vereadores assinassem o ofício a ser enviado ao prefeito.
REDUÇÃO
O número de horários de ônibus entre São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino será reduzido a partir desta quarta-feira (8), conforme comunicado do Expresso União. De segunda à sexta feira ônibus saem de São Tomás para Paraíso às 06h45 e às 15 horas. Retornam de Paraíso às 10 horas e 18 horas. Aos sábados sairá de São Tomás às 06h45 e retorna às 10 horas. Aos domingos, todos os horários foram cancelados.
JUSTIFICA
O Expresso União justifica que o corte de horário é devido em parte ao transporte clandestino e redução considerável no número de passageiros. De fato, até por falta de efetiva fiscalização contra transportes clandestinos, empresas de ônibus acabam ficando no prejuízo, com veículos circulando praticamente vazios de um município para outro, e até interestadual. Em alguns casos, até mesmo veículos oficiais que transportam estudantes ou pacientes, dando uma caroninha aqui outra acolá, acabam concorrendo com os ônibus.
ALONGAMENTO
Sexta-feira, dia 10, a Praça Inês Ferreira Marcolini (fundos da Prefeitura) será palco do projeto “café com alongamento” que visa promover saúde e bem-estar. O foco é a prática de atividades físicas que favoreçam o alongamento do corpo, sob orientação da professora Thais Cassimiro e professor Olavo Martins, com apoio da Equipe de Atenção Primária. Início às 07h30. Haverá aferição de pressão arterial, pesagem e orientação sobre exames físicos importantes.
BLOQUETES
O vereador Toninho Picirilo indicou na sessão da Câmara, segunda (6), que se estude o calçamento de vias públicas de Paraíso utilizando bloquetes. Citou que muitos bairros pavimentados com esse sistema há 30 anos, estão em perfeito estado. Lembrou que o calçamento determinado pelo prefeito Marcelo Morais em Guardinha e Termópolis, com bloquetes, ficou muito bem feito, novo modelo que se encaixa melhor, tem várias vantagens. Acredito que seja mais adequado, bonito, barato, e dura muito mais que o asfalto. Por questão de economia, do meio ambiente, o calçamento com bloquetes devia ser novamente utilizado, disse.
40 ANOS
Toninho Picirilo está coberto de razão em seu ponto de vista. Recorde-se que avenidas que suportaram o trânsito de veículos pesados anos a fio, como a Dr. Delfim Moreira, 40 anos ou mais, depois de pavimentadas com bloquetes a não ser defeitos pontuais, que poderiam ter sido corrigidos, estavam em perfeito estado. Algo que também precisa ser pensado é a falta de escoamento de águas pluviais. Os efeitos da falta da “boca de lobos” tem causado estragos que não acabam mais.
SOCORROS
Vereadora Cidinha Cerize parabenizou ao prefeito Marcelo Morais e ao secretário municipal de Educação, Lucas Cândido de Oliveira porque desde a semana passada foram iniciados treinamentos de primeiros socorros em creches do município, refletindo indicação feita por ela em 2018, transformada em lei. Não tenham dúvida de todas as pessoas terem noções básicas de primeiros socorros, para desengasgar um filho, um neto, uma criança, a pessoas acidentadas para que não engasguem, pontou a vereadora.
RENEGOCIAR
Donos de pequenos negócios, inclusive microempreendedores individuais (MEI), com dívidas ativas com a União, podem renegociar os débitos por meio de uma das cinco opções de negociações disponíveis. Entre elas, a transação de pequeno valor que oferece descontos de até 50% do valor total da dívida, entre outros benefícios, e a transação conforme capacidade de pagamento, que oferece prazo de pagamento de até 145 meses, considerando a entrada. Neste último caso, a adesão só começa no próximo dia 6 de março (segunda-feira), mas ambas modalidades encerram o prazo no dia 31 de maio. Informe-se no Sebrae.