Dentro do quadro de mais de dois mil servidores municipais, um dos destaques do Perfil do Servidor é Roseli Aparecida de Jesus. Ela é Técnica em Enfermagem, profissão que abraçou há 16 anos e que exerce há uma década, depois de prestar o concurso, e se tornar servidora pública municipal, desempenha a função com gosto e maestria. Anjo da guarda na vida de tantas pessoas, a atividade requer responsabilidade, compromisso e principalmente amor ao próximo e dedicação ao trabalho que faz.
A Técnica em Enfermagem tem um papel fundamental na operação de uma unidade de saúde, atuando diretamente no atendimento aos pacientes, em funções básicas de prevenção e manutenção da saúde. Trata-se da profissional que ajuda a equipe de enfermagem em diversas atividades, como prestar assistência aos pacientes, atuar no controle e prevenção de doenças, oferecer apoio ao enfermeiro, ajudar a planejar atividades da área e controlar o risco de infecção hospitalar. A principal atribuição do técnico em enfermagem, contudo, é auxiliar os enfermeiros no cuidado dos pacientes.
Roseli, define que o trabalho que exerce é importante e vai desde a acolhida ao paciente que chega no local de atendimento. "É preciso interagir com a pessoa procurar entender o lado dela, o que se passa e acontece e o que a levou até ali", explica. Em seguida justifica que muitas vezes o paciente está sob pressão, com dor, algum incômodo, problemas pessoais ou sociais. "A nossa missão é cuidar do ser humano e atender da melhor forma possível", detalha.
Ela disse que se encantou pela área de enfermagem por se identificar com uma característica que lhe é própria: "gosto muito de gente, amo pessoas, gosto muito de ajudar ao próximo e acredito que se cada um se colocasse no lugar do próximo e tivesse empatia, de verdade, a vida seria bem melhor para todos", define. E foi com este sentimento que Roseli ingressou na profissão. Jeito de anjo ela tem e vontade de servir é o que não lhe falta e isso é em todos os dias.
Quando ingressou na Escola de Enfermagem, Roseli Aparecida estava decidida e encarou o curso em período integral não como um desafio, mas, como o início da realização, mais do que um sonho, um projeto que tem acompanhado a sua vida profissional e pessoal. Os primeiros anos continuam vivos na memória, tempo de aprendizagem em que conseguiu aprimorar conhecimentos e adquiriu experiências. "A Santa Casa foi o meu berço, tenho gratidão a várias pessoas que me ensinaram a trabalhar, me proporcionaram a oportunidade de aprender e eu sigo assim, sempre em constante aprendizado", descreve.
Ao recordar um dos momentos marcantes de sua carreira, vem à memória a passagem de um paciente agonizante e com quadro de câncer, além de apresentar hemorragia, em estado terminal. Diante de um dia de plantão tumultuado, foi quando surgiu alguém especial, a colega de trabalho, com quem se inspirava e compartilhava aprendizados. "É isso, a nossa vida é prova e a enfermeira Amanda Mavel estava ali e me ensinou que até mesmo para morrer é preciso ter dignidade. Trago isso comigo até hoje", recorda.
Para cuidar do próximo, como a profissão requer é preciso estar bem e Roseli enfrentou vários desafios e os superou. Em 2018 passou pela primeira cirurgia da coluna. "Foi um tempo difícil, enfrentei o tratamento para poder atuar melhor, fui transferida de local de trabalho mais de uma vez, enfrentei a maldade até de quem imaginava ser amigo e sigo fazendo aquilo que amo, que é ajudar e servir ao próximo, pois, não sabemos o dia de amanhã. Hoje ajudamos, amanhã podemos ser ajudados, a vida é assim", descreve.
Na UPA (Unidade de Tratamento Intensivo) onde já passou como servidora na Sala de Emergência, Roseli diz ter visto muitas situações em que pacientes chegavam entre a vida e a morte. "É gratificante sentir-se útil, poder ajudar tanta gente voltar a viver, mas o mérito não é meu. O trabalho é feito em equipe e a vitória é de todos que fazem parte daquele time", detalha. Novamente, são nestes inúmeros momentos que aquele ser angelical, atua como verdadeiro anjo da guarda para ajudar a salvar e devolver “o respiro” a quem sofre querendo passar do leito para a outra porta, além desta vida.
Sempre com um sorriso, ou mesmo com um semblante um pouco mais sério diante dos momentos mais difíceis Roseli é toda disposição e não lhe falta ânimo para encarar com coragem o dia a dia. "Hoje trabalho em um local isolado, na preparação dos equipamentos da sala de emergência. É de uma responsabilidade enorme, não posso falhar, pois, outra vida depende do meu trabalho, então me dedico ao máximo e é gratificante. Saio de casa com prazer para trabalhar, é a minha realização", cita.
Por amar o que faz a Técnica de Enfermagem diz que mesmo com todas as realizações, mantém sonhos vivos como motivação. "Continuo buscando o melhor, sonho e trabalho por dias melhores, em fazer a diferença e não perder o sentido da vida, é preciso ter objetivos e ir buscá-los", acrescenta com otimismo. Assim, Roseli até aconselha a quem pretende exercer a profissão: "não desista, sonhe, corra atrás e realize. Importante é fazer o que você ama é muito gratificante. Já vivi muitas histórias através desta atividade e o sentimento é de gratidão, momentos bons e ruins me ensinaram a ser melhor e assim eu sigo, de cabeça erguida e coração aberto, sempre procurando fazer o bem a todos que estão a minha volta e que mesmo por um instante, faz parte da minha vida", assegura.
Roseli Aparecida de Jesus, também é servidora pública sindicalizada e compartilha o pensamento da entidade. "Com o SEMPRE juntos somos mais fortes. Muitas vezes as pessoas não entendem que sozinhas, isoladas elas ficam sofrendo e fazendo mal a elas. É preciso sair do sofrimento, associar-se com o intuito de ajudar, dar as mãos e andar juntos", comenta.
Com todo o carisma e gratidão ela ainda deixa uma mensagem final externando toda a sua gratidão. "Agradeço demais as pessoas que fazem parte da minha vida. Diferente de ficar alfinetando, remoendo ou sendo amargas, é melhor ser feliz, viver com alegria e esperança de dias melhores. Unidos somos mais fortes e estaremos melhores preparados para alcançarmos nossos objetivos, metas ou ideais. Comece por procurar se ajudar e também ao próximo, assim fica tudo mais fácil", finaliza.