DENGUE

Zoonoses realiza novo mutirão de combate à dengue

Por: . | Categoria: Cidades | 15-03-2023 10:29 | 704
Foto: Ascom Prefeitura

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realizou no último sábado, dia 11 de março, mais um mutirão de combate à dengue. A ação, coordenada pelo Controle de Zoonoses do município, teve como objetivo eliminar possíveis focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença.

Os bairros Lagoinha e São Pedro foram os escolhidos para receber o mutirão desta vez. Durante todo o dia, as equipes percorreram as ruas e visitaram as residências em busca de objetos que acumulam água parada, ambiente ideal para a reprodução do mosquito.

Ao final do dia, foram recolhidos cerca de sete caminhões de materiais que estavam nos quintais das casas, incluindo garrafas, pneus, recipientes plásticos e outros objetos que podem acumular água. Além disso, a população aderiu à ideia e também levou muitos materiais para o local de recolhimento montado na praça da Prefeitura.

“Outro ponto importante do mutirão foi o recolhimento de outros materiais que não têm relação direta com a dengue, mas que podem causar danos ao meio ambiente se descartados de forma incorreta.

A equipe do Cidassp, parceira da Prefeitura no mutirão, recolheu uma boa quantidade de lâmpadas, colchões, óleo usado e pneus, dando a destinação correta a esse material”, ressalta Luciano Santana, coordenador do setor.

Segundo a Vigilância em Saúde do município, o número de casos de dengue vem aumentando significativamente nos últimos meses. Desde o dia 1º de janeiro até o dia 10 de maio, foram registrados 342 casos positivos da doença, além de 124 casos negativos e 818 casos aguardando resultado. Além disso, 230 pacientes recusaram fazer o teste, totalizando 1514 relatos.

“Diante desse cenário, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso pede à população que fique atenta e tome todos os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. É importante manter as casas e quintais limpos, eliminando qualquer objeto que possa acumular água, e utilizar repelentes e outros métodos de proteção individual”, finaliza. (Ascom Pref. SSP)