CURTAS EDIÇÃO 2694

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 15-03-2023 00:12 | 3434
Foto: Arquivo

CARROS ANTIGOS
O vereador Pedro Delfante fez indicação ao prefeito Marcelo Morais para que se observe e seja colocado em prática lei municipal de 2016 que institui coloca no calendário oficial de eventos tradicionais e datas comemorativas do município o Dia Municipal do Antigomobilismo no segundo domingo de outubro, conforme prevê a lei. Com exposição de veículos antigos e especiais, atraindo grande público, inclusive visitantes de toda a região, tornando atrativo turístico para a cidade.

PARLAMENTO JOVEM
Acontece nesta quarta-feira (15), às 19 horas, o lançamento oficial do Parlamento Jovem 2023 na Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso. A edição deste ano debate o tema “Jovem e Mercado de Trabalho”. A cerimônia é aberta ao público. Todos os interessados podem participar para conhecerem mais sobre o projeto. Serão ofertadas cerca de 50 vagas. A participação é gratuita, incluindo uniformes, lanches e viagens.

QUEM PODE?
Podem participar alunos de todos os anos do ensino médio, tanto de escolas públicas quanto privadas. Além de entender mais sobre o funcionamento do processo político e como participar ativamente das decisões da comunidade, os jovens atuarão como deputados, criando e votando propostas para melhorar o mercado de trabalho em todo o estado.

MALEFÍCIOS
Na próxima terça-feira (21) será realizado no plenário da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso o I Fórum de Políticas Públicas sobre Drogas, com início às 8 horas, tendo como palestrante a subsecretária do Estado de Políticas sobre Drogas, Soraya Romina. O vereador Marcos Antônio Vitorino ao comentar sobre a importância do evento opinou ser importante o comparecimento de dependentes químicos e seus familiares, bem como da população em geral. Marcão defende a ideia que haja matéria na grade curricular para crianças, que trate deste assunto, explicando malefícios causados pelas drogas ao ser humano.

TRABALHO
O vereador Lisandro Monteiro parabenizou diretores de comunidades terapêuticas e ao Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas pelo trabalho que desenvolvem. O vereador defende a ideia que jovens precisam ter acesso à educação, se desenvolverem no esporte e também trabalharem, porque lhes traz dignidade. E disparou “Cabeça vazia é oficina do diabo”.

RESPONSABILIZOU
Lisandro disse que já encaminhou mais de 18 adolescentes lhes ensinando trabalhar, e foram seus pais que lhe pediram os admitisse. Mencionou que recentemente foi denunciado por ter contratado um jovem de 15 anos. O pai dele é meu funcionário e precisou assinar um termo se responsabilizando, no qual  informa que o filho trabalha com ele. Quem denuncia é o mesmo que quer ver jovens nas biqueiras vendendo drogas. Que jovens fiquem o dia inteiro mexendo no celular, e à noite pegue revólver e vá para biqueira vender drogas.

CRIAR DISPOSITIVOS
O vereador presidente, José Luiz das Graças afirmou que drogas são uma maldição na vida das famílias, destroem lares inteiros. Há casos que toda família se torna usuários. Outras, por conta do usuário, além do vício se envolverem em crimes, fazendo que toda a família sofra com as consequências causadas. Gostaria também de deixar meu apelo para que autoridades criem dispositivos, além dos já existentes, porque os que temos na lei atualmente não estão sendo suficientes fazer com que diminua o número de usuários. É necessário combater quem oferece e fazer com que pessoas não experimentem drogas, disse Zé Luiz.

VIOLA DIREITOS
Conforme noticiado pelo jornal Hoje em Dia, a Justiça Federal suspendeu liminarmente o resultado de um concurso para professor adjunto do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por suspeita de irregularidades. Atende ao pedido do Ministério Público Federal que apontou  o candidato aprovado em primeiro lugar no concurso, um professor que ajudou na elaboração da seleção, quando à época atuava como chefe de um departamento do ICB.