O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de São Sebastião do Paraíso realiza na próxima terça-feira (21), o I Fórum de Políticas Públicas sobre Drogas, às 08h00 no plenário da Câmara Municipal. O objetivo é reunir representantes dos diversos segmentos do setor público e da sociedade civil, para tratar sobre assuntos pertinentes ao tema.
A abertura está programada para às 09h00. Às 09h30 haverá palestra com a subsecretária do Estado de Minas Gerais de Políticas sobre Drogas, Soraya Romina.
Na sessão da Câmara Municipal, segunda (13), representando o Conselho, Dilermano Augusto dos Santos da tribuna livre explicou que o Conselho foi composto no ano passado e a posse foi em junho, sendo definido o regimento interno. “Anteriormente já havia em nossa cidade um conselho de políticas antidrogas. O nosso é sobre drogas e vale ressaltar a diferença. O atual conselho dedica-se inteiramente às questões relacionadas às drogas, cumprindo-lhe estimular e coordenar a participação de todos os segmentos sociais do município, e também coordenar atividades municipais voltadas para a redução da demanda de drogas”, explicou.
Santos acrescentou que tem por objetivo “acompanhar e desenvolver ações de fiscalização e repressão ao tráfico de drogas executado pelo Estado e pela União, bem como criar e desenvolver projetos do próprio conselho. Objetiva de igual maneira, celebrar convênios com entidades públicas ou privadas que visem contribuir com políticas sobre drogas. É um órgão de confiança do Executivo municipal, e que coordena as atividades de todas as instituições e entidades municipais responsáveis pela execução das ações mencionadas”.
Disse que o conselho presta conta através de relatórios semestrais à Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas e ao Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas.
O Conselho é composto por membros nomeados pelo prefeito, mediante indicações. Conta com membros das Secretarias municipais de Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia, Segurança Pública, Desenvolvimento Social, Câmara Municipal, Comunidades Terapêuticas, 41.ª Subseção da OAB-MG, Proerd e Conselho Tutelar.
Conforme enfatizou, o conselho atua tanto no uso prejudicial de drogas ilícitas, quanto no tratamento e prevenção ao uso prejudicial de drogas lícitas, como o uso indevido de medicamentos.
O Conselho é presidido por Norberto Silva Nunes (português), diretor da Comunidade Terapêutica Renascer para a Vida.
O vereador Marcos Antônio Vitorino sugeriu que dependentes químicos, familiares, compareçam ao I Fórum de Políticas Públicas sobre Drogas no dia 21, “para entenderem um pouco do processo, o que acontece aqui em Paraíso, o que famílias passam com entes queridos, usuários, dependentes químicos”. Marcos mencionou “ser um combatente contra o uso de drogas, trabalho que faz há alguns anos, desde 2004. 2021 quando assumiu seu atual mandato, já levou 53 dependentes químicos para tratamento.
Marcos propôs que o poder público se envolva e ajude o conselho, vestir a camisa de verdade, para que sejam amenizados sofrimentos relacionados à dependência química. Marcos defendeu a inclusão de matéria na grade curricular das crianças, que demonstre os malefícios provocados por drogas na vida do ser humano.