Mais 75 novos casos confirmados de dengue foram registrados em São Sebastião do Paraíso na última semana epidemiológica. Além disso, o número total de pessoas notificadas com suspeita da doença saltou de 1100 para mais de 1500 em apenas sete dias.
Segundo os dados atualizados pelo Departamento Municipal de Vigilância em Saúde, de 5 a 11 de março, foram registradas 414 novas notificações de dengue em Paraíso, visto que 75 casos foram confirmados. Agora, o número de pessoas que procuraram um médico com sintomas da doença desde o dia 1º de janeiro de 2023 subiu para 1514, sendo que 342 delas receberam diagnóstico positivo. Uma criança de seis meses faleceu em decorrência de dengue hemorrágica, a variante mais grave da doença.
Ainda de acordo com as informações prestadas pelo órgão ligado à Secretaria de Saúde, 124 casos suspeitos foram descartados após realização de exames laboratoriais e outros 818 ainda aguardam resultados dos testes. Há ainda 230 pessoas que faltaram ao exame ao se recusaram a fazê-lo desde o início do ano.
Diante do aumento registrado, a prefeitura de Paraíso tem criado novas estratégias para tentar combater a proliferação do mosquito aedes aegypt, que transmite a dengue. Além dos mutirões de limpeza realizados nos bairros com maior incidência de casos, fiscalização em empresas e em terrenos baldios, e de palestras de conscientização nas escolas do município, os agentes de endemias estão vistoriando caixas d’água e calhas de diversas casas pela cidade.
Segundo Luciano Santana, responsável pelo Departamento Municipal de Controle de Zoonose, o trabalho de vistoria ocorre, na maioria das vezes, mediante denúncia de vizinhos. “Existem casos em que nós sabemos que existe essa situação, mas recebemos muitas denúncias na Vigilância de caixas d’agua destampadas e nas calhas entupidas. Então, pegamos a escada e vamos até o endereço, porque são pontos que têm muitos focos”, explica.
Denúncias de imóveis que possam conter focos da dengue devem ser direcionadas ao Departamento de Vigilância em Saúde pelo telefone 3539-1040, ou pelo e-mail vigilância. saude@ ssparaiso.mg. gov. br.