RETORNO

Felizmente, Posto de Coleta de Sangue e IML estão retornando a Paraíso

Por: Sebastião Tadeu Ribeiro | Categoria: Cidades | 18-03-2023 07:15 | 2161
Sala já utilizada para necropsia no Cemitério da Saudade foi reformada  e recebeu equipamentos para facilitar trabalho de legistas
Sala já utilizada para necropsia no Cemitério da Saudade foi reformada e recebeu equipamentos para facilitar trabalho de legistas Foto: Tadeu Ribeiro

Felizmente dois importantes e necessários serviços públicos ligados à Saúde e também na área da Segurança Pública que havia e deixaram de existir em São Sebastião do Paraíso, "estão retornando". No caso, o Posto Avançado de Coleta Externa de Sangue, e o IML.

Há cerca de três década doadores de sangue não precisavam ir a Passos para doar, este necessário serviço era feito aqui, na Santa Casa de Misericórdia. Também há mais ou menos uma década, pessoas falecidas em Paraíso, vítimas de acidentes, assassinatos, suicídios e outras mortes suspeitas de não causas naturais, o serviço de necropsia era feito em Paraíso, não precisava serem levadas para Passos, Formiga e até Poços de Caldas, o que gera desconforto, despesas e constrangimento aos familiares das vítimas.

A boa notícia para quem reside em Paraíso e algumas cidades vizinhas, é que em breve estará funcionando aqui na Cidade dos Ipês e Cafés Finos, atendimento do IML, Instituto Médico Legal da Polícia Civil. O local será novamente na edificação do necrotério no Cemitério Municipal da Saudade. Para que volte a funcionar, a Prefeitura fez reformas na edificação do necrotério, colocou novas janelas com maior entrada e saída de ar, procedeu a pintura, iluminação com novos refletores.

Na frente do necrotério onde era de terra batida, foi feita calçada de concreto, e colocado ar condicionado na sala para facilitar as condições adequadas de temperatura. Três médicos legistas, peritos nos atendimentos de necrópsias vão efetuar o trabalho. Outros importantes equipamentos para facilitar os serviços dos profissionais do Estado, estão sendo providenciados. A Prefeitura está instalando CPU, impressora, internet e freezer.

Em breve estará funcionando, e o atendimento vai abranger várias cidades da região do município paraisense. Merece elogios segmentos da população que não cansou de fazer constantemente cobranças para o retorno deste necessário serviço, tanto através de pedidos feitos diretamente as autoridades paraisenses, e pela imprensa.

O Jornal do Sudoeste publicou várias matérias reivindicando o retorno do IML e do Hemocentro para São Sebastião do Paraíso. Não podemos esquecer o empenho do prefeito Marcelo de Morais e do deputado estadual Antônio Carlos Arantes, junto às Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, à Polícia Civil e ao Governador Romeu Zema para que tais serviços voltassem a ser implantados em Paraíso, cidade polo regional na área de Saúde e Segurança Pública.