CURTAS EDIÇÃO 2696

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 22-03-2023 10:02 | 2964
Foto: Arquivo

“BAGUNÇA”
Pai de aluno que estuda na Escola Maria de Lourdes Dizaró (Caic), bairro Santa Tereza, enviou solicitação à Câmara Municipal para que interceda no sentido de serem designados guardas municipais de trânsito a fim de proporcionarem segurança à entrada e saída de alunos. Esclareceu que nos referidos horários a escola está desguarnecida, e a rua em frente àquele estabelecimento de ensino se torna “verdadeiro caos com diversos condutores estacionando em mão contrária, parando no meio da rua, motociclistas transitando por todos os lados, alguns empinando motos, bicicletas motorizadas sem identificação, pedestres atravessando fora da faixa”.

GENERALIZADA”
Ao afirmar que há “bagunça generalizada” nos mencionados em frente à referida escola, o pai do aluno observa que pais de alunos, professores e moradores locais têm comentado com frequência em redes sociais sobre o problema. “Observo que a Guarda Municipal está presente nas escolas no centro da cidade e na avenida Monsenhor Mancini, entre outras”, acrescenta e questiona: “Será que crianças de bairros da periferia e a população daquela localidade, não merecem o mesmo tratamento”, questiona e afirma que o “Caic é uma das maiores escolas do município”. 

ÍMPAR
O vereador presidente da Câmara de São Sebastião do Paraíso, José Luiz das Graças propôs aumentar para 13 o número de vereadores àquela Casa, a partir da próxima legislatura. Mas não houve consenso, então ele optou por diminuir para nove, e na sessão de segunda-feira (20/3) apresentou requerimento neste sentido. Antes, argumentou o porquê de seu posicionamento. “Desde 2009 sempre lutei pela questão da representatividade máxima para o cidadão, e que a Câmara deve ser composta por número ímpar de vereadores.

PRONTO
Citou que com número par (10 atualmente), o presidente não vota em diversas matérias de interesse da coletividade, por exemplo “plano de cargos e carreira de funcionários municipais”. José Luiz lembrou que busca-se a todo tempo entendimento para composição em número ímpar de vereadores, a apresentou seu pedido de modificação à Lei Orgânica, solicitando que os demais vereadores assinassem sua propositura, afirmando que o projeto de lei para tal modificação já estava pronto. Não foi assinado pela vereador Cidinha Cerize, e o vereador Toninho Picirilo que havia assinado.

SALÁRIOS TAMBÉM
O ex-presidente, vereador Lisandro Monteiro solicitou ofício no qual afirma irá propor reduzir para sete o número de vereadores à Câmara de Paraíso, adiantando não concordar com a proposta do vereador José Luiz das Graças. O presidente respondeu que a Assessoria Jurídica da Câmara estaria à disposição de Lisandro, sugerindo que ele faça sua proposta através de projeto de lei. Lisandro acrescentou que fará projeto para a redução de salários dos vereadores também.

RADAR
Vereador Luiz de Paula voltou solicitar do DER-MG a implantação de radar eletrônico na entrada do Condomínio Campo Alegre, na rodovia MGC 491. Disse que foi instalado no km 6,8 próximo ao acesso ao Aeroporto Joaquim Montans Jr., e que está inativo. Próximo ao Campo Alegre segundo o vereador “será um investimento muito bom, não é para enfeitar e nem fazer bonito, há necessidade para evitar outros acidentes, de vez que alguns foram registrados naquele local.

PRERROGATIVAS
O envio de ofício ao prefeito Marcelo Morais foi solicitado pelo vereador Sérgio Aparecido Gomes. Solicita que o prefeito se manifeste qual foi a pediatra que teria se sentido oprimida com sua presença. Justificou que devido problemas que vêm ocorrendo ele tem sido muito requisitado com pedidos de ajuda em busca de soluções junto ao SUS Fácil e UPA, e que faz uso de prerrogativas enquanto vereador e advogado. A maioria dos que trabalham no SUS Fácil agem com ética, não tenho o que reclamar, mas há o joio e o trigo, disse Serginho. Disse que terá reunião nesta semana com diretora da Santa Casa para explicar o que está acontecendo.

FÉRIAS COLETIVAS
Desde segunda-feira (20), funcionários de três grandes empresas montadoras de veículo, General Motors, Hyundai e Stellantis entrarem em férias coletivas. A explicação das montadoras ao suspenderem linhas de produção é atribuído à fraca demanda, ou seja, falta de consumidores. Economistas admitem que o as vendas fracas podem se estender até 2024, devido a inflação, juros altos e desaceleração da atividade econômica. Isto ocorre dois anos após paradas forçadas por falta de componentes, principalmente chips.

NOVO ICMS
Governo de Minas lança novo regulamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O governador fará o lançamento nesta quarta-feira (22), às 9 horas na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Conforme anunciado, a nova versão está mais moderna e simplificada para reduzir a burocracia e trazer mais segurança jurídica. Vejamos.