Na manhã desta terça-feira (21/3) a Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso sediou o 1º Fórum para discutir a política de combate ao uso de drogas no Município. O evento contou com a participação representantes da sociedade, incluindo pacientes e equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
O secretário municipal de Desenvolvimento e Ação Social, Ronaldo de Carvalho, explica que o encontro foi uma iniciativa do Conselho Municipal de Política sobre Drogas, e o primeiro fórum para debater a redução de danos e a prevenção do uso de drogas. Destacou a importância da presença da subsecretária de Estado de Minas Gerais, Soraya Romina, que veio para discutir formas de combater as drogas de maneira eficaz e produtiva.
Soraya Romina ressaltou que o encontro visa fortalecer uma rede de atenção às pessoas que vivem o drama da dependência de álcool e drogas. Ela destacou a presença de todas as lideranças da região, unidades terapêuticas, grupos de apoio, unidades de saúde, unidade de pronto atendimento, entre outros atores que lidam com essa temática complexa diariamente. A subsecretária também enfatizou a importância do poder Legislativo, que tem a capacidade de discutir questões afeitas à sociedade e trazer representantes do poder para o evento.
Durante o encontro, houve apresentações musicais e exposições de artesanato, além da presença de diretoras da rede municipal, Ação Social, da Saúde, Conselho Tutelar, Segurança Pública, representantes da Polícia Civil, da Polícia Militar, Guarda Municipal e Defensoria Pública, além de representantes de outros municípios.
Em suas palavras finais, Soraya Romina destacou a importância de celebrar a vida e o trabalho de cada parceiro que tem uma contribuição na rede de atenção às pessoas com problemas relacionados ao álcool e drogas. Ela agradeceu a todos pela participação e encerrou seu discurso elogiando a política sobre drogas do município de São Sebastião do Paraíso e o trabalho do Conselho Municipal.