No mês das Mulheres, reconhecer a importância da atuação de empreendedoras que desbravam espaços antes ocupados somente por homens é uma iniciativa importante. Dalma Colombaroli e Naiara Prado são a prova viva de que mesmo lidando com uma rotina de jornada dupla ou tripla, é possível reescrever uma nova história a cada dia.
Atualmente, no mercado de trabalho, são várias as dificuldades que o público feminino ainda enfrenta para empreender. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), hoje, as mulheres ganham quase 20% a menos que os homens, mesmo na área do empreendedorismo. ‘’Iniciar um negócio, passar por todas as etapas desde o planejamento até o desenvolvimento e, ainda, se manter no mercado de forma competitiva é bem desafiador. A elevada carga tributária, excesso de burocracia e escassez de mão de obra qualificada exige da empreendedora habilidades diferenciadas, essas questões atingem tanto os homens, quanto as mulheres. No nosso caso, os desafios podem ser ainda maiores. Dentre os principais desafios que o empreendedorismo feminino enfrenta, posso frisar a jornada múltipla e o preconceito’’ destacou Naiara.
Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), praticamente metade das mulheres perdem o emprego após a licença-maternidade. A opção, então, é apostar em empreender. ‘’Mesmo sendo uma dona de casa com três crianças pequenas para cuidar, eu sempre tive o desejo de fazer algum trabalho onde eu pudesse ter minha liberdade profissional sem deixar de estar perto dos meus filhos. Sabemos que a realidade nua e crua não é essa, infelizmente’’ finalizou Dalma.
Para empreender não há tempo ruim. É com este pensamento que as empreendedoras e amigas decidiram alçar voos mais altos. ‘’Sempre despertei a vontade de ter o próprio negócio, de empreender, de gerar emprego e renda na sociedade em que estou inserida. Diante da carência na cidade de ter uma loja que pudesse oferecer chocolate de qualidade a um preço acessível, em 2021 surgiu a ideia de trazer para São Sebastião do Paraíso a Chocolates Brasil Cacau, franquia do Grupo CRM/Kopenhagen. O negócio deu certo, o resultado foi além do esperado, a Loja Brasil Cacau tornou-se em São Sebastião do Paraíso um sucesso de vendas e referência em qualidade e atendimento. Foi neste momento que senti a necessidade de estar à frente da empresa juntamente com minha sócia Dalma e alçar novos voos, tanto é que abrimos em menos de um ano a segunda loja Brasil Cacau no município de Guaxupé’’ afirmou Naiara.
Para Dalma, o empreendedorismo também corria em suas veias. ‘’O sonho de ter um negócio físico e próprio sempre se manteve iluminado em meu coração. Sabia que eu queria ir além, só não tinha em mente o segmento. Antes da inauguração da loja, em 2021, eu executava trabalhos manuais como bonecas de pano, fraldinhas e porta cartão de vacina, vendendo entre amigas e nas redes sociais’’ disse.
A receita para um chocolate perfeito requer uma combinação minuciosa de ingredientes selecionados e para uma sociedade empresarial não é diferente. Dalma e Naiara já mantinham uma boa relação antes de se tornarem parceiras de negócios. Segundo elas, a vontade de empreender para contribuir com a mudança de cenários e vidas, juntamente com a conexão de uma amizade sólida, foram os componentes indispensáveis para a credibilidade da empresa. ‘’Cultivamos uma bela amizade antes mesmo de sermos sócias e empreendedoras. Somos a todo tempo conectadas nos assuntos relacionados ao nosso negócio, uma motiva a outra a todo instante e, sempre, juntas e focadas nas tendências de mercado e desenvolvimento e operação das lojas.’’
Diante de uma história tão inspiradora, as sócias deixam uma mensagem. ‘’ Mulheres, encontrem dentro de si o seu poder. Reconheçam e fortaleçam o seu papel fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária entre os gêneros. Tomem suas próprias decisões respeitando suas vontades, saiba que você consegue superar todas as adversidades a cada dia, porque nós mulheres, somos guerreiras, inteligentes, somos evoluídas. Todo caminho apresenta obstáculos, mas, com foco e dedicação, todos eles podem ser ultrapassados. Toda mulher pode ser o que ela quiser ser. “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher”. Simone Beauvoir.’’ (Assessoria de Imprensa ACISSP/CDL)