A sala onde serão feitos trabalhos de necropsia por legistas da 4.ª Delegacia Regional de Polícia Civil em São Sebastião do Paraíso, foi entregue na manhã desta sexta-feira (24/3) pela Prefeitura à Polícia Civil. Reformada e adaptada no Cemitério da Saudade, também atenderá demandas dos demais municípios que integram a DRPC.
O prefeito Marcelo Morais ressaltou tratar-se de momento muito especial, “porque não queremos pessoas sofrendo como ocorreu. Fizemos uma força tarefa com servidores da Prefeitura que agiram rápido, e várias pessoas que ajudaram transformar esta sala, que estava abandonada, em ambiente para necrópsias onde profissionais possam trabalhar. É momento especial para todos os envolvidos para chegarmos ao ponto que chegamos hoje”.
A Prefeitura inicialmente fez o trabalho burocrático de buscar a viabilidade dos médicos legistas junto à Polícia Civil, e tivemos apoio de várias pessoas, de vereadores e do deputado Antonio Carlos Arantes, disse o prefeito. “Fizemos um trabalho mais de bastidores e quando a gente recebeu os médicos legistas, preparamos o ambiente para que pudessem trabalhar. Hoje entregamos de forma oficial a sala de necrópsia à Polícia Civil do Estado de Minas Gerais para que possam fazer trabalho que há mais de dez anos foi tirado da cidade. Conseguimos resolver mais um problema crônico, de encaminhamentos para outras cidades” disse o prefeito.
O delegado regional Tiago Bordini ponderou ser “momento importante não apenas para a Polícia Civil, como para toda a população a existência de uma sala para necrópsia em São Sebastião do Paraíso, uma vez que todos os corpos que necessitarem, serão periciados aqui. O entrosamento, e agilidade também é maior, não sendo necessário se esperar às vezes até mais de doze horas para se encaminhar corpos para outras cidades. Facilita em todos os aspectos.
“Ha cerca de 10 anos, ou um pouco mais, a Polícia Civil em São Sebastião do Paraíso não contava com médicos legistas lotados. Exames que são atribuição deles eram feitos em Passos, tendo se deslocado também para Formiga, Guaxupé, Alfenas, o que gerava transtorno muito grande, tanto para familiares de quem havia falecido, como para o chefe do poder público municipal e para a Polícia Civil, que ficava nesta situação complicada. É nossa obrigação de fazer, mas não conseguíamos prestar o serviço de forma satisfatória aqui em Paraíso”, afirmou.
A utilização deste espaço por médicos legistas não se restringe a São Sebastião do Paraíso, mas todas a cidades da Delegacia Regional, Monte Santo de Minas, Itamogi, Arceburgo, Jacuí, Fortaleza de Minas, São Tomás de Aquino. Todos os exames legais serão feitos aqui em Paraíso, complementou Tiago Bordini.
O presidente da Câmara Municipal, José Luiz das Graças, agradeceu ao prefeito Marcelo Morais, ao delegado regional Tiago Bordini e ao deputado estadual Antonio Carlos Arantes pela disponibilização do IML no município. "Não posso deixar de agradecer também a todos os vereadores que sempre cobraram por isso. Em 2019, estive em Belo Horizonte com o então vereador Marcelo Morais e fomos informados que o Município precisa ter interesse para instalar o IML. Quando o prefeito assumiu, ele continuou com essa responsabilidade; agradeço a todos pelo empenho e aos vereadores que sempre dão condições à Prefeitura para executar seu trabalho", disse.
“Quando aqui chegamos não havia condições de ser feito qualquer tipo de necrópsia. Havia também o problema da falta de auxiliares de necrópsia, porque não mais existe esta carreira nos quadros do Estado. O prefeito ficou sensibilizado com a situação, porque realmente a gente não consegue fazer a necropsia sem um auxiliar, e conseguimos trazer auxiliares experientes para nos dar suporte. Somos em três legistas e estamos empenhados em fazer o melhor possível. Além das necrópsias também fazemos atendimentos de exames de corpo de delito, violência sexual, presidiários para admissão ao presídio. Casos de lesões corporais estamos fazendo no Ambulatório da Secretaria municipal de Saúde”, disse a médica legista Mariana Mourão Quintão Silva. Também fazem parte da equipe os legistas Ricardo Felipe Lima Andrade Valadares e Diana Carvalho Nóbrega.
“Estamos felizes por mais uma conquista”, afirmou Bruno Lemos, assessor parlamentar do deputado Antonio Carlos Arantes. “O que sonha junto, se torna realidade, prefeito, vereadores, deputado Arantes, Polícia Civil, Governo do Estado é mais uma conquista dessa união”, enfatiza.
À inauguração estiveram presentes o secretário municipal de Segurança Pública, João Paulo Alves Bueno, representantes da Câmara Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros TG 04.025, funcionários municipais e imprensa.